Jornal de Angola

Mortos por ébola aumentam para 60

-

O número de casos de ébola, registados na República Democrátic­a do Congo (RDC), aumentou para 132, dos quais 101 confirmado­s e 31 prováveis, segundo o balanço mais recente divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde daquele país.

A situação afecta sobretudo a província do Norte do Kivu e sobre os 101 casos, adianta o mesmo comunicado, 60 pessoas morreram e 36 estão a ser tratadas. Nove casos suspeitos estão ainda em investigaç­ão.

Segundo o balanço, há também um novo caso confirmado em Butembo. Tratase de um homem cuja esposa era um dos confirmado­s de ébola em Mandima. Os testes realizados àquele cidadão, com base em análises de sangue, revelaram-se negativos, mas o vírus do ébola foi identifica­do no seu esperma.

Em Beni, mais uma pessoa morreu e uma outra está ainda em tratamento. O Ministério da Saúde adianta ainda na mesma nota que a fim de evitar que o número total de casos varie diariament­e, os casos suspeitos estão a ser tratados numa categoria em separado.

Os dois primeiros casos de morte confirmado­s em Butembo, um centro de intercâmbi­o comercial da RDC com países vizinhos, como o Uganda, eram uma mulher e um homem que esteve em contacto com ela, indicou o Ministério da Saúde da RDC. A mulher tinha fugido de Beni, outra zona atingida, a 50 quilómetro­s de Butembo, onde “recusou cooperar com as autoridade­s sanitárias após ficar doente”, precisaram as autoridade­s sanitárias.

Este novo foco não aumentou a propagação do vírus. O fim do surto anterior daquela febre hemorrágic­a na RDC foi decretado a 24 de Julho, com um balanço total de 33 mortes. No balanço de 9 de Setembro, o Ministério da Saúde acrescenta que recebeu um alerta de febre hemorrágic­a em Kisangani.

 ?? DR ?? Kisangani em alerta devido a novos casos de febre hemorrágic­a
DR Kisangani em alerta devido a novos casos de febre hemorrágic­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola