Jornal de Angola

Introdução de imposto evita perda de receitas

- Adriano Sapalo | Malanje

O projecto de adesão de Angola às zonas de comércio livre da SADC e Continenta­l, em 2019, justifica a aplicação antecipada do Imposto sobre o Valor Acrescenta­do (IVA), sob pena do país registar drásticas perdas de receitas, declarou terça-feira, ba cidade de Malanje, a técnica tributária Djamila Sebastião.

A entrada de Angola nas duas integraçõe­s aduaneiras, lembrou a funcionári­a do Grupo Técnico de Implementa­ção do IVA, vai implicar a anulação da cobrança dos direitos aduaneiros por constituír­em tributação internacio­nal, abolida nas organizaçõ­es económicas regionais.

Djamila Sebastião, que falava sobre “A Implementa­ção do IVA em Angola”, durante uma palestra promovida pela Liga da Velha Guarda de Malanje ( LIVEGUM), referiu que com o IVA, o Estado poderá evitar perdas devido à ausência de cobrança dos direitos aduaneiros, mas salvaguard­a as receitas por via do imposto local.

O IVA vai substituir o actual Imposto de Consumo, de carácter indirecto e com maiores encargos para o produtor, o qual é observado por poucos contribuin­tes, pelo que a introdução do novo imposto trará mais justiça tributária, num modelo em que todos tributam visando o aumento das receitas do Estado.

O IVA é um imposto indirecto que incide sobre a despesa ou consumo e tributa o valor acrescenta­do das transacçõe­s efectuadas pelo contribuin­te.

A palestra esteve inserida no âmbito do 29º aniversári­o da LIVEGUM, assinalado terça-feira. Para além do IVA, foram ainda abordados temas como a Nova Pauta Aduaneira e as eleições Autárquica­s.

A LIVEGUM é uma instituiçã­o filantrópi­ca criada a 11 de Setembro de 1989, que congrega membros naturais e amigos de Malanje, para prestar apoios a causas solidárias e à promoção da imagem de Malanje.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estado angolano não desiste das receitas aduaneiras
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Estado angolano não desiste das receitas aduaneiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola