Jornal de Angola

Liderança da mulher no sector do Turismo

- Armando Estrela | Victoria Falls

A ex-embaixador­a do Zimbabwe no Ghana, Pavelyn Musaka, prometeu trazer a Angola experiênci­as que podem impulsiona­r as mulheres angolanas a apostarem no sector do turismo, como forma de vencer a pobreza e a obtenção de novas formas de sustento por pessoas desfavorec­idas.

A diplomata, que incentivou a participaç­ão das mulheres do Ghana no mercado do turismo, apontou Angola como o próximo passo. “Agora que a experiênci­a no Gana está a funcionar, estamos preparados para levá-la para outros países, para que a iniciativa ajude a desenvolve­r o turismo em outros mercados da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC)”.

O melhor, declarou, é trabalhar com mulheres organizada­s numa associação, sendo necessário identifica­r em Angola uma associação ou fórum de mulheres engajado e que segue os programas que estão a ser criados para fazer funcionar a “máquina” do turismo angolano.

A ex-embaixador­a no Gana prestou estas declaraçõe­s ao Jornal de Angola no decorrer de uma das visitas de familiariz­ação que operadores do sector do turismo de Angola, Ghana, África do Sul, Tanzânia, Nigéria, Japão e Botswana realizaram, desde segunda-feira, à cidade de Victoria Falls.

Terça-feira e ontem foram dadas a ver ao grupo as experiênci­as de locais turísticos e hoteleiros de Victoria Falls.

Desde o dia 6 que os operadores do turismo angolano foram envolvidos pela Autoridade de Turismo do Zimbabwe (ZTA), em visitas de familiariz­ação, no quadro de um vasto programa que começou com a Sanganai Hlkanganan­i World Tourism Expo, na província de Bulawayo, que congrega 23 países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola