PGR ad­mi­te in­ves­ti­ga­ção às acu­sa­ções de So­bri­nho

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - Domingos Mu­cu­ta/ Lu­ban­go

O Pro­cu­ra­dor-Ge­ral da Re­pú­bli­ca ad­mi­tiu abrir in­ves­ti­ga­ção de pe­cu­la­to so­bre as de­cla­ra­ções de Ál­va­ro So­bri­nho du­ran­te a en­tre­vis­ta à Te­le­vi­são Pú­bli­ca de An­go­la. O an­ti­go PCA do BESA afir­mou que a fa­lên­cia foi uma ques­tão po­lí­ti­ca.

O pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Hélder Pitta Grós, ad­mi­tiu on­tem, no Lu­ban­go, a pos­si­bi­li­da­de de in­ves­ti­gar as de­nún­ci­as pú­bli­cas fei­tas pe­lo ex-pre­si­den­te da co­mis­são exe­cu­ti­va do ex­tin­to Ban­co Es­pí­ri­to Santo An­go­la (BESA), mas con­si­de­rou ser “mui­to ce­do pa­ra des­po­le­tar” um tal pro­ces­so.

Hélder Pitta Grós de­cla­rou, no fi­nal de uma vi­si­ta de tra­ba­lho de dois di­as à pro­vín­cia da Huí­la, a pos­si­bi­li­da­de de in­ves­ti­gar o ca­so de­pois de to­mar con­tac­to com mais ele­men­tos das ale­ga­ções do em­pre­sá­rio Ál­va­ro So­bri­nho à TPA. O pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca afir­mou que, nes­te mo­men­to, não há ne­nhu­ma in­ves­ti­ga­ção em cur­so so­bre a fa­lên­cia do Ban­co Es­pí­ri­to Santo An­go­la.

A Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca “não po­de re­a­gir de for­ma emo­ci­o­na­da e mui­to me­nos por pres­são, pois ain­da não há re­gis­to de ne­nhu­ma de­nún­cia for­mal so­bre as re­ve­la­ções do ex-pre­si­den­te da co­mis­são exe­cu­ti­va do ex­tin­to BESA, se­gun­do as quais, o ban­co fa­liu por de­ci­são po­lí­ti­ca dos ac­ci­o­nis­tas”, su­bli­nhou o ma­gis­tra­do.

Hélder Pitta Grós acres­cen­tou que ain­da não te­ve “con­tac­to com mais na­da, a não ser a in­for­ma­ção vei­cu­la­da pe­la im­pren­sa”, su­bli­nhan­do que “é ain­da ce­do pa­ra a Pro­cu­ra­do­ria se pro­nun­ci­ar”.

“Te­mos que ser mais con­ti­dos pa­ra que quan­do mar­car­mos, o pas­so se­ja cer­tei­ro”, de­cla­rou o pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, re­pu­tan­do co­mo “im­por­tan­te e de ex­tre­ma res­pon­sa­bi­li­da­de” o pa­pel dos ór­gãos de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al no tra­ta­men­to des­tas ma­té­ri­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.