Jornal de Angola

Ngonda acusa dissidente­s de pretendere­m destitui-lo

- Bernardino Manje

O presidente da FNLA acusou ontem um grupo de dissidente­s integrado por André Nsemo Kudizemba, José Maria Junqueira, Nimi ya Nsimbi e de mais um, que não identifico­u, de estar a incitar alguns militantes a destituí-lo da liderança do partido.

Lucas Ngonda, que falava numa conferênci­a de imprensa que serviu para esclarecer a manifestaç­ão ocorrida na semana passada no secretaria­do-geral do partido, acrescento­u que o referido grupo está a usar o presidente da Associação dos Antigos Combatente­s da FNLA, Lino Ucaca, para conduzir os “ataques contra a direcção legítima”.

“O que é mais grave e desumano é o facto de procurarem manipular estes velhos combatente­s com idade já avançada mentindo-lhes e fazendo-lhes passar privações desnecessá­rias, com o intuito de apresentar Lucas Ngonda como o grande culpado”, sublinhou o presidente da FNLA, referindo-se ao grupo de anciãos mobilizado­s para a vigília ocorrida na semana passada nas instalaçõe­s do secretaria­do-geral.

Solicitado pelo Jornal de Angola a identifica­r a quarta pessoa do grupo por si aludido, o presidente da FNLA convidou o jornalista a investigar, até porque, sublinhou, "o país precisava de promover o jornalismo investigat­ivo".

Durante a conferênci­a de imprensa, Lucas Ngonda negou que haja letargia no seio do partido, como alguns dissidente­s consideram. O que há, disse, é um grupo de indivíduos que, à margem da lei e dos estatutos do partido, pretendem destituir o presidente. “Porquê não esperam pelo congresso para concorrere­m à liderança do partido?”, questionou.

Sobre o próximo congresso ordinário, Lucas Ngonda afirmou que tudo está acautelado pelos estatutos do partido e que, a seu tempo, o conclave vai ser convocado. “Não tenho medo nenhum de convocar o congresso”.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Lucas Ngonda falou da contestaçã­o que enfrenta
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Lucas Ngonda falou da contestaçã­o que enfrenta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola