Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- ÂNGELA PINTO Talatona melhor sejam seguidos por outros homens, em particular os africanos. TERESA FRANCISCO Cazenga

A corrupção e as instituiçõ­es

Fala-se hoje muito de combate à corrupção. Sabe-se que a corrupção é um dos maiores males da nossa sociedade. Temos ouvido governante­s a dizer que é preciso extirpar a corrupção das nossas instituiçõ­es do Estado. Sei que não vai ser tarefa fácil reduzir os níveis de corrupção no país, mas já é positivo que haja um Governo que está disposto a combatê-la com determinaç­ão e coragem.

Os que sempre viveram em Angola sentiram os efeitos nefastos dos actos de corrupção de pessoas que estavam ligadas ao poder. Muita gente sofreu por causa da corrupção nas nossas instituiçõ­es públicas. Os cidadãos querem agora ver sinais de verdadeira­s mudanças nas instituiçõ­es do Estado, no sentido de se acabar com práticas negativas como o enriquecim­ento ilícito. Que à frente das instituiçõ­es do Estado estejam pessoas patriotas e honestas. Deve-se evitar a nomeação para cargos públicos e de elevada responsabi­lidade de pessoas que no passado deram provas de que só sabem desviar fundos públicos para seu proveito. E essas pessoas que geriram mal instituiçõ­es do Estado no passado são conhecidas. Não se deve insistir nos erros, no que a nomeações de pessoas para cargos públicos diz respeito.

Morte de Kofi Annan

Kofi Annan, antigo secretário geral da ONU, foi o primeiro negro africano a dirigir uma organizaçã­o da dimensão da ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas). Como africano, sinto-me orgulhoso do facto de Kofi Annan, um ghanense, ter dirigido a ONU durante dois mandatos. Gostaria que ele vivesse mais tempo, tendo em conta o conhecimen­to profundo que tinha do mundo. Ele lutou sempre por um mundo melhor, por um mundo de paz e por um mundo em que todos tivessem uma vida digna. Temos de ter no mundo mais homens e mulheres como Kofi Annan. O nosso mundo anda muito mal. Há muita pobreza, muita violência, muita injustiça e muito desprezo pela vida dos que vivem na pobreza e na miséria. Que os esforços feitos por Kofi Annan para a construção de um mundo ÁLVARO JOÃO Samba

Merenda escolar

Gostava que no próximo Orçamento Geral de Estado se previsse um aumento substancia­l da rubrica relativa à Educação, para que este sector pudesse dar merenda escolar a todas as escolas públicas de Angola. Espero que o Governo aumente as verbas para a Educação no sentido de as nossas crianças das escolas primárias terem pelo menos uma refeição nos estabeleci­mentos de ensino em que estudam. É também importante que haja dinheiro para se cuidar da higiene nas escolas. Não é justo que os estudantes estejam a estudar sem casas de banho.

Que se tomem medidas para que no próximo ano as nossas escolas públicas do ensino primário e secundário tenham outras condições, para professore­s e estudantes. É tempo de começarmos a ter um país em que as coisas funcionem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola