Che­fe do Go­ver­no ex­pli­ca atra­so no re­cen­se­a­men­to

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O pri­mei­ro-mi­nis­tro da Guiné-Bissau, Aris­ti­des Go­mes, ex­pli­cou on­tem aos par­ti­dos po­lí­ti­cos com as­sen­to par­la­men­tar os atra­sos no re­cen­se­a­men­to elei­to­ral, nu­ma reu­nião de mais de três ho­ras.

A Guiné-Bissau tem elei­ções le­gis­la­ti­vas mar­ca­das pa­ra 18 de No­vem­bro, mas o re­cen­se­a­men­to elei­to­ral, que de­via ter co­me­ça­do a 23 de Agos­to úl­ti­mo, ain­da não ar­ran­cou de­vi­do a atra­sos na che­ga­da dos “kits” de re­gis­to bi­o­mé­tri­co.

“Nós ou­vi­mos ex­pli­ca­ções nos atra­sos que se têm registado não só na che­ga­da dos kits ao país, mas no pró­prio iní­cio do pro­ces­so de re­cen­se­a­men­to que apon­tam pa­ra o fac­to de já só se­rem ques­tões bu­ro­crá­ti­cas que es­tão a atra­sar a saí­da dos kits”, afir­mou Domingos Si­mões Pe­rei­ra, pre­si­den­te do Par­ti­do Afri­ca­no pa­ra a In­de­pen­dên­cia da Guiné e Ca­bo Ver­de (PAIGC). Domingos Si­mões Pe­rei­ra dis­se que se es­pe­ra que os “kits” pos­sam es­tar no país “nas pró­xi­mas ho­ras” e re­fe­riu que o PAIGC re­ce­beu ga­ran­ti­as do Go­ver­no de que se­rá apre­sen­ta­do um no­vo cro­no­gra­ma elei­to­ral as­sim que aque­les apa­re­lhos de re­gis­to bi­o­mé­tri­co dos elei­to­res se en­con­tra­rem na Guiné-Bissau.

“Nós apro­vei­ta­mos pa­ra exor­tar os nos­sos co­le­gas di­ri­gen­tes de par­ti­dos po­lí­ti­cos pa­ra não fa­ze­rem uso des­te atra­so em ter­mos de ti­rar be­ne­fí­ci­os. É pre­ci­so ter “fair play” e re­co­nhe­cer que es­te Go­ver­no é uma con­sequên­cia do blo­queio po­lí­ti­co que se es­ta­be­le­ceu no país”, afir­mou Domingos Si­mões Pe­rei­ra.

Pa­ra o an­ti­go pri­mei­ro­mi­nis­tro gui­ne­en­se, é pre­ci­so ago­ra cri­ar “con­di­ções ob­jec­ti­vas pa­ra a ida às ur­nas no pra­zo mí­ni­mo pos­sí­vel pa­ra es­se efei­to”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.