Es­cân­da­lo de di­plo­mas atin­ge Pedro Sánchez

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Pre­si­den­te do Go­ver­no es­pa­nhol, Pedro Sánchez, de­fen­deu-se, on­tem, das acu­sa­ções de ter pla­gi­a­do a te­se, de­pois de ter si­do atin­gi­do pe­la po­lé­mi­ca dos di­plo­mas sus­pei­tos ob­ti­dos por vá­ri­os po­lí­ti­cos, in­cluin­do o lí­der da opo­si­ção con­ser­va­do­ra, Pa­blo Ca­sa­do.

Dois di­as de­pois da re­nún­cia da mi­nis­tra da Saú­de, Carmen Mon­tón, por ir­re­gu­la­ri­da­des na sua te­se de mes­tra­do, o es­cân­da­lo con­ti­nua a es­pa­lhar-se.

Dois mei­os de co­mu­ni­ca­ção con­ser­va­do­res, o jor­nal “ABC” e o di­gi­tal Odri­a­rio, acu­sa­ram on­tem Sánchez de ter pla­gi­a­do a te­se de dou­to­ra­men­to.

Sánchez afir­mou no Twit­ter que as acu­sa­ções são “to­tal­men­te fal­sas” e ame­a­çou pro­ces­sar os ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção “se não se re­tra­ta­rem.” Pou­co tem­po de­pois, num co­men­tá­rio no Fa­ce­bo­ok, acres­cen­tou que a te­se “se­rá dis­po­ni­bi­li­za­da na to­ta­li­da­de ao lon­go do dia de ama­nhã” (ho­je) e rei­te­rou ter si­do al­vo de acu­sa­ções “sem pro­vas.”

A po­lé­mi­ca sur­giu na quar­ta-fei­ra, quan­do o lí­der do par­ti­do li­be­ral Ciu­da­da­nos, Al­bert Ri­ve­ra, fez no Par­la­men­to uma per­gun­ta a Sanchez pa­ra o in­ci­tar a pu­bli­car a te­se. “Há dú­vi­das ra­zoá­veis so­bre a pu­bli­ca­ção da sua te­se de dou­to­ra­do. Tor­ne-a pú­bli­ca, na In­ter­net”, pe­diu.

Sánchez, gra­du­a­do em Ci­ên­ci­as Eco­nó­mi­cas e Em­pre­sa­ri­ais, de­fen­deu a te­se so­bre “Ino­va­ções da Di­plo­ma­cia Es­pa­nho­la” em No­vem­bro de 2012, na Uni­ver­si­da­de Pri­va­da Ca­mi­lo José Ce­la, on­de há um exem­plar fí­si­co. No ban­co ofi­ci­al de da­dos de te­ses de dou­to­ra­men­to, é pos­sí­vel con­sul­tar a com­po­si­ção da ban­ca e um re­su­mo do tra­ba­lho, mas não o pró­prio do­cu­men­to, ra­zão pe­la qu­al foi al­vo de crí­ti­cas e pres­sões. Cris­ti­na Mon­ge, pro­fes­so­ra de Ci­ên­ci­as Po­lí­ti­cas na Uni­ver­si­da­de de Sa­ra­go­ça, ex­pli­cou à Agên­cia Fran­ce Press que é nor­mal dei­xar uma te­se blo­que­a­da quan­do se tem a in­ten­ção de pu­bli­car um li­vro so­bre o as­sun­to tra­ta­do, co­mo, aliás, fez Sánchez. Blo­queio de Is­ra­el e re­ti­ra­da das aju­das dos EUA afec­ta a re­gião

DR

Che­fe do Go­ver­no es­pa­nhol re­fu­ta acu­sa­ções de plá­gio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.