Jornal de Angola

Centro de saúde precisa de obras

-

O centro de saúde da zona fronteiriç­a de Santa Clara, município de Namacunde, na província do Cunene, necessita de obras, para melhorar as condições de acomodação dos doentes e dos trabalhado­res, informou ontem o director da referida unidade sanitária.

João Gaspar Wakafinda sublinhou que o edifício precisa de renovação da sua estrutura física, pintura, colocação de novas portas, mobiliário e tecto falso.

Informou que o centro existe desde 2008 e nunca teve obras de restauro, pelo que se encontra em estado avançado de degradação.

A par das infra-estruturas, o responsáve­l enumerou a escassez de reagentes, fármacos e material gastável, como luvas e seringas.

O administra­dor municipal de Namacunde, Frederico Alukeinge, disse que a situação do centro de saúde da zona fronteiriç­a de Santa Clara é conhecida e tudo está a ser feito para se inverter o quadro, enquadrand­o o res- tauro do centro nos programas de investimen­tos públicos de 2019.

O centro de saúde, assegurado por 14 enfermeiro­s e quatro médicos, atende diariament­e 80 pacientes. Conta com 25 camas e dispõe dos serviços de medicina geral, pediatria, maternidad­e e banco de urgência.

Santa Clara é a povoação que faz fronteira com a localidade de Oshikango (Namíbia) e tem uma população estimada em 30 mil habitantes, na sua maioria comerciant­es e camponeses.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Parte frontal do centro de saúde que precisa de ser reabilitad­o
EDIÇÕES NOVEMBRO Parte frontal do centro de saúde que precisa de ser reabilitad­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola