Mais de 400 li­vre­tes à es­pe­ra dos do­nos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - André da Cos­ta

Cer­ca de 400 li­vre­tes re­que­ri­dos em 2016 na pro­vín­cia da Lun­da-Sul con­ti­nu­am por ser le­van­ta­dos pe­los re­que­ren­tes, uma si­tu­a­ção que pre­o­cu­pa a Di­rec­ção Pro­vin­ci­al de Vi­a­ção e Trân­si­to.

O di­rec­tor de Vi­a­ção e Trân­si­to na pro­vín­cia da Lun­da-Sul, su­pe­rin­ten­den­te-che­fe José Fran­cis­co, con­si­de­rou “ne­gli­gen­tes” os ti­tu­la­res dos li­vre­tes emi­ti­dos à luz do no­vo sis­te­ma da SADC e não le­van­ta­dos até ho­je.

Os pe­di­dos de emis­são de li­vre­tes e de car­ta de con­du­ção são en­vi­a­dos pa­ra a pro­vín­cia de Lu­an­da, on­de são emi­ti­dos os do­cu­men­tos já no for­ma­to im­pos­to pe­la SADC, sen­do de­pois en­ca­mi­nha­dos pa­ra a Lun­da-Sul, on­de são le­van­ta­dos pe­los re­que­ren­tes.

A Di­rec­ção Pro­vin­ci­al de Vi­a­ção e Trân­si­to faz re­cur­so à co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, pa­ra le­var o seu ape­lo aos ti­tu­la­res dos do­cu­men­tos, pa­ra que os le­van­tem nas ho­ras nor­mais de ex­pe­di­en­te.

No ano pas­sa­do, fo­ram en­vi­a­dos pa­ra a Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Vi­a­ção e Trân­si­to, em Lu­an­da, pro­ces­sos pa­ra a emis­são de 345 li­vre­tes e, es­te ano, 339, to­ta­li­zan­do 684 pro­ces­sos.

Aci­den­tes de vi­a­ção

No ano pas­sa­do, fo­ram re­gis­ta­dos na Lun­da-Sul 371 aci­den­tes de vi­a­ção, me­nos 57 em re­la­ção a 2016, que pro­vo­ca­ram 67 mor­tes, 417 fe­ri­dos e da­nos ma­te­ri­ais ava­li­a­dos em mais de 142 mi­lhões de kwan­zas.

O re­gis­to de ocor­rên­ci­as in­di­ca que 319 aci­den­tes ocor­re­ram em Sau­ri­mo, 30 em Ca­co­lo, 13 no Mu­con­da e 9 no Da­la. Os aci­den­tes de vi­a­ção en­vol­ve­ram 190 mo­to­ta­xis­tas e 181 con­du­to­res de vi­a­tu­ras li­gei­ras e pe­sa­das.

No ano pas­sa­do, fo­ram re­a­li­za­das 59 ope­ra­ções stop e de­ti­dos 60 au­to­mo­bi­lis­tas por con­du­ção sob efei­to de ál­co­ol. Des­te nú­me­ro, 26 fo­ram jul­ga­dos por te­rem acu­sa­do uma ta­xa de ál­co­ol no san­gue aci­ma do que es­tá pre­vis­to na lei.

As mul­tas apli­ca­das por in­frac­ções ao Có­di­go de Es­tra­da che­ga­ram a 4.776, no va­lor de 95 mi­lhões de kwan­zas. Du­as vi­a­tu­ras e 809 mo­to­ri­za­das fo­ram apre­en­di­das por in­frac­ções ao Có­di­go de Es­tra­da.

A Di­rec­ção Pro­vin­ci­al de Vi­a­ção e Trân­si­to re­a­li­zou no ano pas­sa­do 144 cam­pa­nhas de pre­ven­ção ro­do­viá­ria, dez pa­les­tras so­bre se­gu­ran­ça ro­do­viá­ria em es­co­las, em­pre­sas de trans­por­tes, es­co­las de con­du­ção, e cin­co en­con­tros com as co­mu­ni­da­des, nos quais foi ana­li­sa­da a se­gu­ran­ça no trân­si­to.

EDU­AR­DO PEDRO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Me­nos aci­den­tes na Lun­da-Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.