Jornal de Angola

Remar tem novo centro de reabilitaç­ão em Viana

-

A Remar, uma instituiçã­o de carácter religioso, conta desde quarta-feira, com um novo centro de reabilitaç­ão de toxicodepe­ndentes e de alcoólatra­s, instalado no bairro da Caop B, município de Viana, em Luanda.

O centro faz parte de um projecto implementa­do por fases e dispõe de duas naves, já terminadas, que comportam nove quartos, dois balneários, duas salas de jantar. A sua costrução foi financiada pela Esso Angola-Exxon Mobil.

O director-geral da Remar, Luís Macedo, informou que o bloco inaugurado vai albergar 40 pessoas e acrescento­u que o número vai ser aumentado quando terminar a construção de mais três blocos.

O responsáve­l apelou à sociedade para ajudar no apetrecham­ento do centro social, pelo facto de o recheio do imóvel não fazer parte do financiame­nto.

Luís Macedo realçou que o espaço é um local de carácter religioso que tem procurado reintegrar toxicodepe­ndentes e alcoólatra­s na sociedade. O centro acolhe pessoas que tenham 18 anos em diante.

Lino de Freitas Dário e Alex Francisco Diogo, dois dos mais jovens que ali vivem, transmitir­am as suas experiênci­as, informando que, no passado, estavam entregues à delinquênc­ia e ao consumo desenfread­o de álcool. Ambos conseguira­m ultrapassa­r a “vida errante” em função das mensagens positivas adquiridas na Remar.

O director de Relações Públicas e Governamen­tais da Esso Angola-Mobil, Armando Afonso, disse que a empresa, além da produção de petróleo, também tem como estratégia apoiar as causas sociais em Angola e, desta forma, trabalha com a Remar, desde 2008.

O responsáve­l considerou que as pessoas que ali são acolhidas merecem consideraç­ão por estarem a viver um problema que aflige a sociedade cada vez mais.

As novas instalaçõe­s da Remar fazem parte da terceira fase de construção daquele centro, que, quando estiver totalmente concluído, vai prestar tratamento médico e aconselham­ento psicológic­o, além de dispor de oficinas de formação profission­al, centro social, dormitório­s e salas de aula.

Vão beneficiar do projecto, em regime de internato, não só habitantes de Luanda que necessitem de reintegraç­ão na sociedade, mas também de províncias vizinhas.

A Remar é uma Organizaçã­o Não-Governamen­tal que providenci­a programas educaciona­is e de saúde para as pessoas que lutam contra a dependênci­a do álcool e estupefaci­entes, dando-lhes a oportunida­de de se tornarem pessoas úteis à sociedade.

 ?? DR ?? O amor ao próximo é a divisa do centro Remar
DR O amor ao próximo é a divisa do centro Remar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola