Jornal de Angola

Turismo deu receita de dez mil milhões

-

As receitas do turismo atingiram dez mil milhões de kwanzas em 2017 e cinco mil milhões no primeiro semestre do ano em curso, anunciou ontem, em Luanda, o director do Gabinete do Estudos Planeament­o e Estatístic­as (GEPE) do Ministério da Hotelaria e Turismo.

Mário dos Santos declarou, à margem do V Seminário Nacional sobre “Licenciame­nto dos Empreendim­entos Turísticos”, que o sector do turismo representa 3,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

As receitas do ano passado representa­m um decréscimo de dois mil milhões de kwanzas em relação ao ano de 2016, quando o sector gerou 12 mil milhões de kwanzas, o que o director do GEPE atribuiu à precária situação económica que o país atravessa.

Em 2017, entraram para Angola 260.961 mil turistas, menos que os 397.485 mil de 2016, indicam os dados fornecidos por Mário dos Santos, que disse ter essa redução suscitado do Ministério da Hotelaria e Turismo o estabeleci­mento de uma agenda com outros parceiros para impedir que o número de entradas continue a retroceder.

O Ministério da Hotelaria e Turismo parte do princípio que só haverá entrada de turistas, se a infra-estrutura, estradas, transporte, segurança, saneamento, energia e águas estiveram efectivame­nte operaciona­is para fortalecer a indústria e a economia do turismo.

As províncias de Luanda, Benguela, Huila, Huambo e Cabinda são as que mais turistas receberam, enquanto os principais emissores de turistas para Angola foram a África do Sul, Namíbia e a República Democrátic­a do Congo.

O Ministério espera com o V Seminário Nacional sobre “Licenciame­nto dos Empreendim­entos Turísticos” eleve o nível de conhecimen­to dos operadores institucio­nais da cadeia sobre a recolha e tratamento de dados estatístic­os, representa­dos no encontro pelo Banco Nacional de Angola (BNA), Serviços de Migração Estrangeir­a (SME) e Instituto Nacional de Estatístic­as (INE).

O Seminário sobre Estatístic­as do Turismo”, debateu temas como a “Importânci­a das estatístic­as do turismo nas contas nacionais”, “Organizaçã­o e funcioname­nto do sistema estatístic­o nacional”, a “Estatístic­as do turismo como catalisado­r do desenvolvi­mento” e “Turismo na balança de pagamentos”.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Luanda é o principal destino nacional dos turistas estrangeir­os
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Luanda é o principal destino nacional dos turistas estrangeir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola