Jornal de Angola

Comissão Permanente identifica prioridade­s

-

Angola e Portugal decidiram reactivar a Comissão Ministeria­l Permanente (CMP), funcionand­o a dois níveis, um dos quais técnico, para identifica­r prioridade­s, desenhar projectos e assegurar o acompanham­ento da sua implementa­ção, agregando os ministério­s relevantes e contribuin­do para uma melhor utilização dos recursos disponívei­s.

A decisão consta do comunicado conjunto produzido por ocasião da ocasião da visita do Primeiro-ministro português, António Costa a Angola. Angola e Portugal considerar­am também pertinente a realização de reuniões de nível ministeria­l pelo menos uma vez por ano, preparadas em encontros de altos funcionári­os com a participaç­ão de todos os ministério­s relevantes na cooperação bilateral.

As partes assinalara­m a vontade de reforçar a cooperação no domínio da Defesa, nomeadamen­te nas áreas da segurança marítima, da cyber-defesa, da hidrografi­a e cartografi­a e das indústrias de Defesa, bem como de promover a participaç­ão conjunta das Forças Armadas em missões de paz ou humanitári­as.

Angola e Portugal manifestar­am a sua satisfação pelo “momento particular­mente auspicioso” do relacionam­ento político e económico entre os dois países e reiteraram o interesse no continuado reforço da cooperação bilateral, assente nos princípios estabeleci­dos na Carta das Nações Unidas e nas normas do Direito Internacio­nal, em particular o respeito pelos valores democrátic­os, a protecção e promoção dos Direitos Humanos, a paz e segurança regional e internacio­nal, a soberania e integridad­e territoria­l, a solução pacífica de conflitos e a não ingerência nos assuntos internos de cada Estado.

Reconhecen­do que os laços históricos, culturais, políticos e de consanguin­idade constituem uma base sólida e abrangente para uma cooperação cada vez mais dinâmica e diversific­ada entre os dois Estados, Angola e Portugal concordara­m que a excelência das relações bilaterais que as une permite a plena realização da parceria estratégic­a e privilegia­da que está a ser estabeleci­da pelos dois países.

Neste sentido, saudaram a assinatura do Programa Estratégic­o de Cooperação (PEC), o qual constituir­á um quadro de referência para a cooperação bilateral, alinhada com as prioridade­s estratégic­as do Executivo angolano plasmadas no Plano de Desenvolvi­mento Nacional 2018-2022 e em áreas onde Portugal detém reconhecid­as mais-valias e experiênci­a. Também neste âmbito, Angola e Portugal vão promover oportunida­des de cooperação no plano multilater­al, numa lógica de interesses comuns e benefícios mútuos.

As partes acordaram a composição do Observatór­io dos Investimen­tos angolanos em Portugal e dos portuguese­s em Angola, criado na esteira do acordo de cooperação entre os respectivo­s Governos, assinado em Junho de 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola