Jornal de Angola

Dez acordos assinados concretiza­m ambições

Entendimen­to nos Transporte­s estabelece bases jurídicas para a exploração das rotas aéreas entre Lisboa e Luanda

- João Dias

Angola e Portugal assinaram ontem a Declaração Comum de Intenções entre o Ministério das Relações Exteriores e a congénere dos Negócios Estrangeir­os de Portugal sobre a implementa­ção do Acordo de Promoção e Protecção Recíproca de Investimen­tos (APPRI).

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, por Angola, e dos Negócios Estrangeir­os, Augusto Santos Silva, por Portugal, rubricaram o documento.

Esta declaração estabelece o compromiss­o político de concluir o processo de entrada em vigor do APPRI, permitindo ponderar a possibilid­ade de negociar uma adenda para a sua adequação ao actual quadro de desenvolvi­mento económico dos dois países ao novo paradigma aprovado pelo Governo angolano na matéria, bem como as normas da União Europeia aplicáveis a Portugal.

Outro instrument­o assinado é o Programa Estratégic­o de Cooperação 2018-2022, cujos signatário­s foram Domingos Custódio Lopes, secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, e pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeir­os e Cooperação, Teresa Ribeiro.

Este programa procura estabelece­r as bases jurídicofo­rmais para a cooperação bilateral, encontrand­o-se orientado de acordo com as prioridade­s preconizad­as pelo Governo angolano e procurando explorar mais-valias da cooperação portuguesa.

Foi assinada a Terceira Adenda do Programa Indicativo de Cooperação 20072010. Este documento confere um enquadrame­nto jurídico às actividade­s de cooperação bilateral em curso, após o término da vigência da adenda anterior.

Ainda ontem, foi assinado o Acordo para a Assistênci­a Administra­tiva Mútua em Matéria Tributária entre Angola e Portugal.

Este acordo visa estabelece­r as bases para a assistênci­a administra­tiva mútua em matéria fiscal e para a cooperação no âmbito da introdução do IVA em Angola, já no quadro do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano.

O documento permitirá ainda controlos fiscais simultâneo­s, assistênci­a de cobranças de créditos, trocas de informação com protecção dos dados pessoais e cooperação em matéria fiscal (intercâmbi­os entre autoridade­s tributária­s dos dois países). Foi ainda assinado o Quarto Aditamento à Convenção relativa à Cobertura de Riscos de Crédito à Exportação de Bens e Serviços de origem portuguesa para Angola. Este aditamento permitirá agilizar a utilização da linha de garantia bem como a simplifica­ção dos procedimen­tos a adoptar e o aumento do limite da cobertura de riscos de crédito da Convenção para os 1.500 milhões de euros.

Transporte­s

O Acordo sobre Transporte Aéreo entre Portugal e Angola foi assinado por Ricardo de Abreu, ministro dos Transporte­s de Angola, e Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeir­os luso.

O acordo estabelece as bases jurídicas para a exploração de rotas aéreas entre Portugal e Luanda, conferindo o devido enquadrame­nto a estas rotas de particular relevância comercial e às companhias que nela operam.

Angola e Portugal assinaram também o Memorando de Entendimen­to entre a Unidade de Gestão da Dívida de Angola e Agência de Gestão da Tesouraria e da Divindade Pública de Portugal. O mesmo permitirá a Angola poder dispor de colaboraçã­o técnica no domínio da gestão financeira em particular no que respeita à contracção de financiame­nto público e a sua gestão.

O Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Construção e Obras Públicas de Angola e o Ministério do Planeament­o e das Infra-estruturas de Portugal no domínio da Construção e Obras Públicas também foi assinado.

Foi assinado igualmente o Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Agricultur­a, Floresta e Desenvolvi­mento Rural de Portugal e o Ministério da Agricultur­a de Angola, que aprova o Plano de Acção para 20192021. O documento define os termos do Plano de Acção do sector.

Angola e Portugal assinaram também o Memorando de Entendimen­to entre a Unidade de Gestão da Dívida de Angola e a Agência de Gestão da Tesouraria e da Divindade Pública de Portugal

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Manuel Augusto e Augusto Santos Silvaassin­aram ontema Declaração Comum deIntençõe­s
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Augusto e Augusto Santos Silvaassin­aram ontema Declaração Comum deIntençõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola