Jornal de Angola

Oposição congolesa reúne na África do Sul

-

Os opositores congoleses reuniram-se ontem, em Joanesburg­o, sem a presença dos principais líderes, nomeadamen­te, Jean -Pierre Bemba, Félix Tshisekedi, Vital Kamerhe e Musa Nyiamwisi, que a 12 de Setembro estiveram em Bruxelas, tendo delegado a sua representa­ção a um nível intermédio.

Jean -Pierre Bemba esteve representa­do pela secretária-geral do MLC, Ève Bazaiba, Tshisekedi, pelo seu secretário das Relações Exteriores, Gilbert Kankonde, e Kamehere, pelo seu porta-voz, Jolino Makelele.

Os participan­tes reafirmara­m a exigência de eleições livres, inclusivas e democrátic­as, assim como a escolha de um candidato único.

Numa recente entrevista ao jornal “Jeunne Afrique”, Jean-Pierre Bemba, oficialmen­te afastado da eleição presidenci­al, disse que apoiava um outro candidato presidenci­al, desde que houvesse transparên­cia na votação e que a oposição concorde em apoiar um candidato único.

Recorde-se, que nas eleições gerais de 2006 e de 2011, a oposição não conseguiu a coligação. Dos seis líderes da oposição, que participar­am na reunião de Bruxelas, dois foram confirmado­s, provisoria­mente, como candidatos a eleição presidenci­al: Vital Kamerhe e Félix Tshisekedi.

Entretanto, o Exército congolês enfrenta, desde domingo, a ofensiva de uma coligação de rebeldes no Kivu do Sul, no leste do país.

A coligação é composta, principalm­ente, por dois grupos rebeldes, o Mayi - Mayi Yakutumba, com o nome do seu líder, um antigo general desertor do Exército congolês e os Mayi - Mayi Malaika, que significa “anjo” em Swahili. Os combatente­s rebeldes conquistar­am, pelo menos, três localidade­s do território de Fizi, indicaram várias fontes.

 ?? DR ?? Ève Bazaiba represento­u opartido de Jean-Pierre Bemba
DR Ève Bazaiba represento­u opartido de Jean-Pierre Bemba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola