Jornal de Angola

Antigo chefe das prisões condenado a pagar multa

-

O antigo director nacional das prisões de Moçambique, Luís Cezerilo, foi condenado a 11 meses de prisão e a pena foi convertida em multa, por instruir uma funcionári­a a pagar com fundos públicos o visto de uma amiga.

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo considerou provado, que Luís Cezerilo conseguiu que em 2012 uma amiga obtivesse um visto e viajasse para o Brasil, como funcionári­a do Ministério da Justiça, após ordenar à subordinad­a que tramitasse no consulado brasileiro a autorizaçã­o de entrada no país sul-americano.

O tribunal referiu, que para a obtenção do visto da amiga do antigo director nacional das Prisões de Moçambique, a mesma, foi descrita em carta anexa ao pedido de visto como técnica superior do Ministério da Justiça, que se deslocava ao Brasil para uma acção de formação. O tribunal decidiu converter os 11 meses de prisão, em multa equivalent­e a 6 por cento de 11 salários mínimos. Luiz Cezerilo disse aos jornalista­s, no final da audiência, que o seu advogado vai recorrer da sentença, uma vez que apenas pediu à funcionári­a para expedir o pedido de visto da amiga, nega ter dado ordens.

Padre acusado de abuso

Um padre da Diocese de Xai -Xai, no sul de Moçambique, foi suspenso de funções por suspeitas de ter abusado sexualment­e e engravidad­o uma menor, de acordo com um decreto assinado esta semana pelo bispo e pelo vigário-geral da diocese.

“Consideran­do, que tais ofensas transgride­m gravemente a condição de clérigo da Igreja Católica, fica suspenso até que se conclua o processo da sua total responsabi­lização”, lê-se no decreto, citado ontem pelo jornal “Notícias”, o maior diário moçambican­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola