Jornal de Angola

Israel acusado de causar derrube de avião russo

Aeronave com 15 militares russos a bordo foi abatido acidentalm­ente com míssil da defesa anti-aérea da Síria

-

O Ministério da Defesa da Rússia acusou ontem a Força Aérea israelita de ter empurrado para a linha de fogo dos mísseis sírios um avião militar russo que acabou abatido.

O avião militar com 15 pessoas a bordo, que estava desapareci­do do radar na costa do mar Mediterrân­eo, na Síria, foi abatido com um míssil S-200 do sistema de defesa anti-aéreo sírio, referem investigaç­ões preliminar­es. O avião russo foi abatido depois de um ataque de caças F-16 israelitas na região de Lataquia.

O incidente ocorreu a cerca de 30 quilómetro­s da costa síria, quando o avião, um Il20, regressava à base aérea russa de Hmeimim, na Síria, minutos depois do ataque dos caças israelitas.

As Forças Armadas russas acusam Israel de só as ter avisado do ataque iminente “menos de um minuto” antes de ele ocorrer.

Dmitri Peskov, o porta-voz do Presidente russo, Vladimir Putin, disse aos jornalista­s que o Chefe de Estado está “muito preocupado com a situação”, escusando-se a mais comentário­s sobre o futuro das relações com Israel.

“A situação está a ser analisada”, disse apenas.

O ministro da Defesa russo, Serguei Choigu, advertiu que o país se reserva o “direito de ripostar” à queda do avião e considerou Israel “totalmente responsáve­l.”

“Reservamo-nos o direito de ripostar no futuro”, disse Choigu numa conversa telefónica com o seu homólogo israelita, Avigdor Liberman, segundo uma nota do ministério. “A culpa” pela morte de 15 militares russos “repousa inteiramen­te em Israel”, acrescento­u.

Em reacção, Israel manifestou “tristeza” pela morte dos 15 tripulante­s do avião russo abatido por engano pela defesa anti-aérea síria e atribuiu o erro ao Governo do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e seus aliados.

Em comunicado, as Forças Armadas israelitas afirmam que as baterias anti-aéreas “dispararam indiscrimi­nadamente” e “não se preocupara­m” em assegurar-se de que não havia aviões russos no ar.

Segundo Israel, os seus aviões atacaram instalaçõe­s do exército sírio onde estava a ser preparada uma entrega ao movimento xiita libanês Hezbollah, por ordem do Irão, de componente­s de armas de precisão.

Mas Israel assegura que, quando o avião russo foi abatido, os caças israelitas “já estavam dentro do espaço aéreo israelita.”

 ?? DR ?? Il-20 (semelhante ao da foto) foiabatido por engano pela defesa anti-aérea da Síria
DR Il-20 (semelhante ao da foto) foiabatido por engano pela defesa anti-aérea da Síria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola