Jornal de Angola

Trump acusa China de tentar influencia­r as eleições

-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, acusou ontem a China de tentar influencia­r as eleições nos Estados Unidos, depois de Pequim ter anunciado “represália­s” pelas novas tarifas aduaneiras impostas por Washington na segunda-feira.

“A China indicou abertament­e que está a tentar activament­e influencia­r e distorcer as nossas eleições, atacando os nossos agricultor­es, criadores e operários porque me são leais”, escreveu Donald Trump na sua conta na rede social Twitter.

Na segunda-feira, Donald Trump anunciou que os EUA vão impor tarifas alfandegár­ias a mais importaçõe­s de bens provenient­es da China, avaliadas em 200 mil milhões de dólares (171 mil milhões de euros) a partir da próxima semana.

“As taxas aduaneiras entrarão em vigor a 24 de Setembro e vão ser de dez por cento até ao final do ano. A 1 de Janeiro vão ser aumentadas para 25 por cento”, adianta o comunicado.

Os direitos aduaneiros impostos em Julho e Agosto às importaçõe­s chinesas ascendem a 50 mil milhões de dólares.

A acusação de Trump ocorre menos de uma semana depois da assinatura de um decreto pelo Presidente norte-americano a determinar a aplicação de sanções aos estrangeir­os suspeitos de influencia­r as eleições norteameri­canos.

A menos de dois meses das eleições intercalar­es de Novembro nos Estados Unidos, responsáve­is norteameri­canos indicaram ter registado tentativas de ingerência por parte da Rússia, mas também da China e de outros países.

A China prometeu ontem “represália­s” em relação às novas tarifas, consideran­do “incerta” a retoma de negociaçõe­s com Washington.

“A China aproveitou-se dos Estados Unidos na área comercial durante vários anos, eles sabem que sou aquele que sabe como parar isso”, reforçou Donald Trump num segundo “tweet”.

 ?? DR ?? Donald Trump decreta novas tarifas alfandegár­ias
DR Donald Trump decreta novas tarifas alfandegár­ias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola