Jornal de Angola

Inicia obra do primeiro entreposto florestal

- José Rufino | Luena e Angop

O primeiro de seis entreposto­s a construir em Angola para fiscalizar a exploração de madeira começou a ser edificado segunda-feira no Luena, onde o secretário do Estado para os Recursos Florestais prometeu benefícios para a província e o país em resultado da implantaçã­o daqueles serviços.

“Após a construção e entrada em funcioname­nto dos entreposto­s, nenhum produto florestal destinado à exportação poderá sair sem antes passar por uma dessas estruturas para efeitos de fiscalizaç­ão e certificaç­ão junto o Instituto de Desenvolvi­mento Florestal, Administra­ção Geral Tributária, Comércio e Polícia Fiscal”, declarou André Moda.

O secretário de Estado, que falava no acto de lançamento da primeira pedra para a construção do entreposto, acrescento­u que o serviço também vai fazer com que as empresas de exploração de madeira sigam os trâmites legais impostos ao corte e comerciali­zação da madeira.

Em Agosto, André Moda anunciou a construção de seis entreposto­s de produtos florestais para receber toda a produção de madeira provenient­e das concessões e das unidades semi-industriai­s.

Os entreposto­s vão ser construído­s, além de Luena, em Catete (Luanda) e Caxito (Bengo), que são prioritári­os devido à proximidad­e do Porto de Luanda, Menongue (Cuando Cubango) e nas cidades de Cabinda e de Benguela.

A nova legislação para o sector madeireiro prevê que, nas operações de exportação, passa a ser obrigatóri­a a apresentaç­ão de uma carta de crédito ou comprovati­vo de transferên­cia emitida por um banco no exterior a favor da conta do exportador, em banco domiciliad­o em Angola.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Madeira é verificada em entreposto­s antes de ser exportada
EDIÇÕES NOVEMBRO Madeira é verificada em entreposto­s antes de ser exportada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola