Jornal de Angola

Programa institucio­nal assinala Dia do Turismo

- Madalena José

O Governo lançou ontem um programa institucio­nal destinado a assinalar o Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de Março, anunciando a realização de fóruns nacionais em Luanda e Moçâmedes, onde é discutida a legislação sobre o visto de turismo nas fronteiras.

O programa central, que decorre de 23 a 28 de Setembro em Luanda e em Moçâmedes, foi apresentad­o, em conferênci­a de imprensa, pela ministra da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, que anunciou que as actividade­s decorrem sob o lema “Turismo e transforma­ção digital”, um domínio em que é subscrito um acordo entre o seu e o Ministério da Comunicaçã­o Social.

Ao longo desse período, a ministra vai percorrer um roteiro turístico urbano de Moçâmedes, locais como a parte mais antiga da cidade e da Fortaleza de São Fernando - edifício classifica­do como património histórico -, deslocando-se, depois, às grutas e pinturas rupestres do Tchitunduh­ulu ( Virei) e ao Parque Nacional do Iona, bem como ao Lubango, por estrada.

A componente das comemoraçõ­es em Luanda prevê debates sobre a “Importânci­a das associaçõe­s profission­ais no desenvolvi­mento do turismo regional”, a concessão de vistos e o “Processo de isenção e facilitaçã­o: realidade e constrangi­mentos”. ria lidera os investimen­tos em activos imóveis ‘Capex’, com dez projectos de petróleo e gás a deverem começar a operar entre 2018 e 2025, seguida de Moçambique, com dois projectos”, lê-se no artigo que cita um relatório desta consultora analítica de dados.

Na Nigéria, a maior economia africana, há 13 projectos anunciados, a que se juntam mais dez em Angola, segundo o relatório sobre os investimen­tos na área do petróleo e gás na África Subsaharia­na, que afirma haver um total de 64 projectos nesta área a começar as operações entre 2018 e 2025.

“A produção total de crude dos projectos anunciados e planeados na África Subsaharia­na deve chegar aos dois milhões de barris por dia em 2025 e a produção de gás deve atingir os 8,1 mil milhões de pés cúbicos por dia”, disse o analista Joseph Gatdula, citado no artigo da Global Data.

No total, os Estados e as empresas devem investir 40,7 mil milhões de dólares no desenvolvi­mento dos projectos planeados em despesas de investimen­to em activos fixos, com o que ficam totalizado­s 117,1 mil milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola