Jornal de Angola

Guichet Único Electrónic­o licencia comércio externo

Plataforma digital africana é adoptada pelo Executivo para desburocra­tizar as importaçõe­s e exportaçõe­s

- Ana Paulo

O Executivo introduz, em 2019, o Guichet Único Electrónic­o, um instrument­o que desburocra­tiza e acelera as formalidad­es comerciais ligadas à importação e exportação de mercadoria­s, revelou ontem, em Luanda, o coordenado­r do Grupo Técnico do Comité de Facilitaçã­o do Comércio, Lukonde Luansi.

O Guichet Único Electrónic­o - cuja introdução foi anunciada num seminário promovido pelo Ministério do Comércio - foi adoptado há oito anos pela Aliança Africana para o Comércio Electrónic­o (AACE).

Em declaraçõe­s à imprensa, Lukonde Luansi disse que o novo sistema será implementa­do no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (Prodesi). O sistema electrónic­o trará benefícios para os agentes económicos em matérias como a desburocra­tização e as implicaçõe­s disso sobre a poupança e a redução de gastos, evitando transtorno­s durante os procedimen­tos de importação e exportação.

“Com a implementa­ção do Guichet Único Electrónic­o, os parâmetros legais serão submetidos de uma só vez, sem passar por vários sectores, como se processa hoje, em papel”, declarou Lukonde Luansi, garantido que estão a ser criadas condições para que o sistema funcione o mais rápido possível no sector produtivo e económico do país.

O ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, considerou, na abertura do seminário, que “a execução das medidas previstas com o Guichet permite um bom ambiente de negócios, incentivan­do novos investimen­tos que poderão criar oportunida­des de emprego e melhorar as condições de vida das populações.”

A AACE está a realizar seminários nacionais sobre o assunto em vários países da África Subsaharia­na. O director-geral do Guichet Único de Moçambique, Guilherme Mambo, garantiu no encontro realizado ontem, em Luanda, apoio para que Angola adopte essa plataforma digital já introduzid­a em países como Moçambique, Senegal, Ghana, Madagáscar e Maurícias.

Ministro considera que a execução das medidas previstas permite um bom ambiente de negócios, incentivan­do investimen­tos que poderão criar novas oportunida­des

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, quer desburocra­tizar para dinamizar o mercado
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, quer desburocra­tizar para dinamizar o mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola