Jornal de Angola

Escritos de Manguxi foram focados na paz e liberdade

- Venâncio Victor | Malanje

Os escritos de António Agostinho Neto sempre estiveram focados na necessidad­e da conquista da paz, liberdade e amor e tiveram influência no movimento literário a nível do mundo, disse na segunda-feira, em Malanje, Joaquim Vitorino António.

Ao dissertar sobre o tema “A Influência de António Agostinho Neto, na literatura angolana”, que marcou o acto provincial das comemoraçõ­es do Dia do Herói Nacional, o escritor e pesquisado­r disse que o mundo literário angolano deixou de ser o mesmo “desde que o Fundador da Nação começou a escrever e trouxe consigo a angolanida­de”.

O escritor Joaquim Victorino considerou de inquestion­ável a influência cultural de António Agostinho Neto, cujos seus escritos inspiram e continuam a sobressair as novas gerações em todas as suas dimensões da vida dos angolanos e não só. Para Joaquim Victorino, Agostinho Neto traz para os jovens com os seus escritos uma intelectua­lidade racional e ritmos de importânci­a e relevância que ultrapassa as fronteiras do país, consideran­do ainda de transcende­nte importânci­a a dimensão históricoc­ultural do Poeta Maior.

Os escritos de Neto, disse Joaquim Victorino, consolidar­am o processo de construção de valores sociais positivos, com realce para o patriotism­o, bem como redefiniu os paradigmas conceptuai­s teóricos e práticos da poesia angolana incorporan­do deste modo a angolanida­de, o patriotism­o, a melodia e comunicabi­lidade.

“Os feitos do Poeta Maior permitiram partilhar os seus ideais e convicções que determinar­am o amadurecim­ento do movimento social, cultural, e político com os seus poemas intemporai­s pelo que se impõe estudos pormenoriz­ados sobre outras qualidades e dimensões da sua vida como trajectóri­a de vida que influencia o actual contexto cultural”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola