Jornal de Angola

A proeza de Kipchoge

-

Actual campeão olímpico da disciplina, o queniano Eliud Kipchoge quebrou o recorde mundial ao completar a Maratona de Berlim com o tempo de 2h01min39s, no domingo (16).

O tempo é 78 segundos inferior à antiga marca, que pertencia a Dennis Kimetto: 2h02min57s percorrido­s na edição de 2014 da corrida na capital alemã.

Esta é a maior melhora de um recorde na maratona masculina desde 1967, quando o australian­o Derek Clayton baixou em mais de dois minutos a marca anterior.

“Eu não tenho palavras para descrever como me sinto. Foi muito difícil (durante os últimos 17 quilómetro­s), mas eu estava realmente preparado para comandar a minha própria corrida. Eu tive que focar no trabalho que fiz no Quénia, e foi isso que me ajudou a seguir em frente”, disse o vencedor.

No domingo, Amos Kipruto (2h06min23s) e Wilson Kipsang (2h06min48s), também do Quénia, fecharam as três primeiras posições respectiva­mente. Kipchoge correu praticamen­te sozinho desde o quilómetro 20, depois de se descolar do primeiro pelotão. Para o atleta queniano, ganhar em Berlim e estabelece­r um novo recorde mundial era um dos desafios pessoais, depois de disputar 11 maratonas e ganhar 10.

A única vez em que não venceu - ficou em segundo - foi justamente na capital alemã, em 2013, quando perdeu para o hoje terceiro colocado Kipsang. Na ocasião, o compatriot­a também estabelece­u um recorde mundial (2h03min23).

Depois dessa derrota, Eliud Kipchoge buscou duas vezes superar o recorde em Berlim, onde o percurso da corrida apresenta excelentes condições para a quebra das melhores marcas (foi a 11ª vez que o melhor tempo da história foi conseguido na capital da Alemanha, sendo a oitava entre os homens), mas em ambas as ocasiões teve que lidar com circunstân­cias adversas.

Em 2015, as palmilhas de seu ténis soltaram-se quase no início da prova, atrapalhan­do a sua performanc­e, mas mesmo assim ganhou. No ano passado, ele voltou a tentar, mas a chuva prejudicou-o, e venceu com o tempo de 2h03min32.

 ?? DR ?? Fundista queniano dominou a corrida durante 20 quilómetro­s
DR Fundista queniano dominou a corrida durante 20 quilómetro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola