Jornal de Angola

BNA garante autonomia aos bancos comerciais

-

A partir de 1 de Outubro, o Banco Nacional de Angola (BNA) deixa de proceder a vendas directas de divisas, sendo que as solicitaçõ­es de compra de moeda estrangeir­a devem voltar a ser unicamente apresentad­as a instituiçõ­es financeira­s autorizada­s a exercer o comércio de câmbios.

Num comunicado divulgado ontem, o BNA afirma que, no exercício das suas responsabi­lidades de supervisor e de autoridade cambial, trabalhará junto das instituiçõ­es financeira­s para que esta transição seja bem-sucedida e ocorra sem quaisquer impactos negativos na actividade económica do país.

O BNA continuará ainda a transmitir ao mercado as orientaçõe­s que se mostrem necessária­s e a proceder aos acertos que o contexto macroeconó­mico recomendar para garantir o normal funcioname­nto do mercado cambial. No comunicado, o BNA garante ter retomado, recentemen­te, a venda de moeda estrangeir­a nos leilões de divisas sem indicação específica das operações ou importador­es para os quais os fundos devem ser vendidos pelos bancos comerciais. A medida ocorre no âmbito da normalizaç­ão do funcioname­nto do mercado cambial. O sistema ajustado de vendas directas, segundo o comunicado, permitiu ao BNA obter um entendimen­to mais preciso da metodologi­a necessária para a protecção das reservas internacio­nais e emitir regulament­ação e orientaçõe­s aos bancos comerciais adaptadas a esse objectivo.

O BNA assegurou também, com esse sistema, a alocação imparcial das divisas no pagamento dos atrasados e a atenuação das percepções negativas dos clientes sobre os critérios de selecção dos beneficiár­ios aplicados pelos bancos comerciais. “Após este período de maior intervençã­o, estando o mercado cambial melhor regulament­ado e havendo maior regularida­de na oferta de moeda estrangeir­a, o BNA entende estarem criadas as condições para devolver aos bancos comerciais autonomia na alocação de moeda estrangeir­a aos seus clientes.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Banco Nacional de Angola
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Banco Nacional de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola