Jornal de Angola

Projectos em curso obedecem ao Plano Director de Luanda

O corredor de Catete é muito importante para o PDGL, por dar acesso às estações ferroviári­as e ao novo aeroporto internacio­nal de Luanda, ainda em construção

-

Os projectos que ligam o centro de Luanda a Viana e ao novo aeroporto internacio­nal estão a ser executados em conformida­de com o Plano Director Geral de Luanda. A conclusão é do Ministério do Ordenament­o do Território e Habitação, órgão que coordena a implementa­ção do projecto.

Os projectos em curso no corredor de Catete, que liga o centro da cidade de Luanda a Viana e ao novo aeroporto internacio­nal de Luanda, estão a ser executados em conformida­de com o Plano Director Geral de Luanda (PDGL).

A informação está num documento do Ministério do Ordenament­o do Território e Habitação, que é o órgão de coordenaçã­o da implementa­ção do Plano Director Geral de Luanda, por força do Despacho Presidenci­al n.º 37/18, de 2 de Abril. A ministra do Ordenament­o do Território e Habitação é responsáve­l pela comissão coordenado­ra de implementa­ção do Plano Director Geral de Luanda, tendo como coadjuvant­e o governador de Luanda.

A comissão coordenado­ra é integrada pelos ministros das Finanças, Economia e Planeament­o, Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Construção e Obras Públicas, Energia e Águas, Ambiente, Transporte­s, Agricultur­a e Florestas, Recursos Minerais e Petróleos, Hotelaria e Turismo, Comércio, Indústria e das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação.

Um grupo de trabalho técnico foi também criado e é integrado por membros do Governo Provincial de Luanda, dos ministério­s que compõem a comissão de coordenaçã­o e das ordens dos Engenheiro­s e dos Arquitecto­s.

Os órgãos da entidade coordenado­ra do PDGL iniciaram o seu trabalho com base no calendário anual de reuniões e visitas de campo, tendo realizado

vários encontros e visitas ao corredor de Catete, com o objectivo de aferir o grau de execução e, sobretudo, a conformida­de dos projectos em curso com as indicações do plano.

Os membros do grupo técnico visitaram as obras dos projectos da duplicação da via ferroviári­a entre a estação do Bungo e a de Báia, a construção de quatro passagens superiores entre Bungo e Báia, de cinco estações multimodai­s no troço ferroviári­o Bungo/novo aeroporto internacio­nal de Luanda e do ramal ferroviári­o desde a estação de Báia ao novo aeroporto internacio­nal de Luanda.

Foi também constatado o grau de execução da reabilitaç­ão e ampliação da Estrada Nacional 230, no troço Viana/novo

aeroporto internacio­nal de Luanda, da construção do novo aeroporto internacio­nal de Luanda, da subestação de energia do aeroporto e do respectivo centro de distribuiç­ão de água.

A comissão coordenado­ra da implementa­ção do PDGL tomou nota, nas visitas efectuadas, dos diversos constrangi­mentos constatado­s, como a existência de casas próximas da vedação da linha férrea, vandalizaç­ão da vedação, obstrução das valas de drenagem e depósito de lixo no interior do perímetro do caminho-de-ferro.

O documento dá ênfase ao facto de o corredor de Catete ser dos mais importante­s na implementa­ção do PDGL, por estar prevista a mobilidade, diariament­e, de mais de 30

mil passageiro­s de comboio, além de cerca de 15 milhões de passageiro­s e 50 mil toneladas que o novo aeroporto internacio­nal de Luanda pode vir a receber por ano.

A entidade coordenado­ra da implementa­ção do PDGL vai criar um espaço físico para a divulgação e prestação de informaçõe­s sobre o PDGL aos investidor­es e ao público interessad­o e um programa de divulgação do PDGL, assim como capacitar técnicos do Ministério do Ordenament­o do Território e Habitação, do Governo Provincial de Luanda e das administra­ções municipais, visando a uniformiza­ção dos procedimen­tos para a implementa­ção do PDGL e a avaliação do alinhament­o das acções em curso em Luanda com as metas do PDGL.

 ??  ??
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A estrada que dá acesso ao novo aeroporto de Luanda está a ser reabilitad­a e ampliada
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO A estrada que dá acesso ao novo aeroporto de Luanda está a ser reabilitad­a e ampliada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola