Jornal de Angola

Países da UE desejam novo referendo do “brexit”

-

O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, disse ontem que há uma opinião “quase unânime” entre os líderes da União Europeia de que gostariam que o Reino Unido realizasse um segundo referendo sobre o “brexit”.

Em declaraçõe­s ao programa Today da BBC Radio 4, Muscat sublinhou que qualquer acordo de saída que seja alcançado entre Londres e Bruxelas será “menos bom” do que a permanênci­a do Reino Unido na UE.

“Existe actualment­e uma opinião unânime ou quase unânime em torno da mesa (de negociaçõe­s) de que gostaríamo­s que acontecess­e algo quase impossível, que o Reino Unido fizesse outro referendo”, disse o político trabalhist­a.

Muscat admitiu que desconhece qual seria o resultado desta consulta hipotética, mas ressaltou que os líderes europeus gostariam de ver se “há a possibilid­ade de o povo britânico colocar as coisas em perspectiv­a, ver o que foi negociado, ver as opções e, em seguida, decidir de uma vez por todas.”

Falando no mesmo programa, o primeiro-ministro checo, Andrej Babis, concordou que gostaria de ver outro referendo sobre o “brexit”.

“Esperamos chegar a um acordo (entre o Reino Unido e a UE) mas, basicament­e, eu estou muito descontent­e com a saída do Reino Unido, então, talvez fosse melhor realizar um outro referendo e talvez as pessoas pudessem mudar de opinião”, disse Babis.

O primeiro-ministro checo argumentou que “um segundo referendo iria resolver o problema rapidament­e”, mas disse ainda que é possível que Londres e Bruxelas cheguem a um acordo sobre os termos da saída e de uma futura relação bilateral.

Enquanto isso, o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, confirmou a organizaçã­o de uma “cimeira extraordin­ária” em Novembro, para concluir as negociaçõe­s sobre os termos da saída do Reino Unido do bloco comunitári­o.

“Um acordo foi alcançado: efectivame­nte haverá uma cimeira extraordin­ária e os Chefes de Estado e de Governo vão apoiar esta decisão”, disse Kurz, que ocupa a presidênci­a rotativa da UE,

 ?? DR ?? Joseph Muscat defende permanênci­a do Reino Unido
DR Joseph Muscat defende permanênci­a do Reino Unido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola