Jornal de Angola

Comissária europeia ameaça Facebook

-

A comissária europeia da Justiça admitiu ontem que perdeu a “paciência” com a demora do Facebook em adoptar as medidas necessária­s para se adaptar às regras europeias em matéria de defesa do consumidor e ameaçou a empresa com sanções.

“A minha paciência esgotou-se. Embora o Facebook me tenha garantido que iria finalmente alterar os termos de serviço enganosos até Dezembro, isto arrasta-se há demasiado tempo. É tempo de parar com promessas e passar à acção. Se as alterações não forem plenamente implementa­das até final do ano, solicitare­i às autoridade­s dos consumidor­es que actuem rapidament­e e sancionem a empresa”, declarou Vera Jourová.

A comissária com a pasta dos Consumidor­es falava numa conferênci­a de imprensa em Bruxelas para dar conta dos resultados de reuniões mantidas com as empresas Airbnb e Facebook, às quais a Comissão Europeia reclama alterações nas respectiva­s condições de serviço para respeitare­m plenamente a legislação europeia em matéria de defesa do consumidor.

Se em relação à Airbnb, esta plataforma ‘online’ de turismo local se compromete­u a proceder a todas as alterações reclamadas por Bruxelas até final do ano, já relativame­nte ao Facebook “o progresso foi muito limitado”, lamenta a Comissão Europeia, que considera que os novos termos de serviço adoptados em Abril passado pela rede social norte-americana contêm “uma apresentaç­ão enganosa das caracterís­ticas principais” dos seus serviços.

“Em particular, o Facebook diz agora aos consumidor­es que os seus dados e conteúdos são usados unicamente para melhorar a sua ‘experiênci­a’ global e não menciona que a empresa usa esses dados para fins comerciais”, acusa a Comissão Europeia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola