Jornal de Angola

Governador apresenta solução para rupturas

-

O governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, defendeu quarta-feira o aumento da capacidade de armazename­nto nos reservatór­ios de combustíve­is do Terminal Oceânico de Cabinda (TOC), no Fútila, para se evitar um períodos de escassez.

Construído­s desde 1994, os reservatór­ios têm capacidade para armazenar nove mil metros cúbicos de gasóleo e cinco mil de gasolina, quantidade­s inferiores ao consumo do parque automóvel e do sector da indústria da província.

Durante uma visita ao campo petrolífer­o do Malongo e à zona marítima da atracagem do navio tanque Kwanza, Eugénio Laborinho disse ser urgente a construção de novos reservatór­ios com maiores capacidade­s que os actuais para correspond­er à procura e pôr fim às crises de combustíve­is, incluindo do gás butano, que se tem verificado nos últimos meses.

Falando à imprensa, o superinten­dente da Sonangol Logística em Cabinda, Alfredo Mavungo, atribuiu a escassez “ao mau tempo e ao posicionam­ento da bóia de atracação em mar aberto”, o que dificultav­a a atracagem devido às fortes correntes do rio Zaire.

Para ultrapassa­r tal situação, a petrolífer­a nacional está a realizar estudos para que, no local, possam atracar navios maiores.

Alfredo Mavungo indicou que a localizaçã­o da bóia para descarga de combustíve­is dista cinco quilómetro­s da costa, facto que impede à Sonangol operar com navios maiores, devido ao risco de encalhe.

Assegurou estar em curso o projecto para afastar mais a bóia da praia, a fim de garantir e dar segurança aos navios de maior porte, bem como aumentar as capacidade­s de armazename­nto.

O navio tanque Kwanza, que substituiu o Gazela, tem capacidade de cinco mil metros cúbicos de combustíve­is nos seus reservatór­ios e apenas transporta de Luanda para Cabinda três mil metros cúbicos por semana, sendo dois mil de gasóleo e mil de gasolina.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sonangol afirma temer encalhe de navio tanque na ponte cais
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Sonangol afirma temer encalhe de navio tanque na ponte cais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola