Jornal de Angola

Cuando-Cubango

- André Brandão | Ndalatando

CRIANÇAS DEIXAM DE ESTUDAR DEBAIXO DE ÁRVORES

Mais de 500 crianças da aldeia do Kamungamba, arredores da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, deixaram de estudar debaixo de árvores e em condições precárias, com a entrada em funcioname­nto de uma escola primária de seis salas de aula na referida localidade. Construída pelo Fundo de Apoio Social (FAS), numa área de mil metros quadrados, a infra-estrutura custou 42 milhões de kwanzas.

CUANZA- NORTE

CRIANÇAS SÃO VÍTIMAS DE FOGO DESCONTROL­ADO Dez crianças, com idades compreendi­das entre oito e 13 anos, foram vítimas de queimadura­s, ontem, de primeiro, segundo e terceiro graus, no bairro Balamos, situado a 35 Quilómetro­s da sede municipal de Bolongongo, província do Cuanza-Norte. O incidente ocorreu quando as crianças procuravam “Jinguenga ” na mata, um produto alimentar muito consumido na localidade. Os petizes foram surpreendi­dos pelo fogo ateado por um grupo de adultos a mando do soba grande da região, com a finalidade de se preparar a terra para o cultivo, uma situação habitual nesta época do ano.

Como o capim na área estava totalmente seco, o fogo foi se alastrando cada vez mais até que as crianças se viram cercadas pelas chamas. Sem opção de fuga tentaram se proteger numa vala, mas o fogo foi ao encontro delas. Eva António, de nove anos de idade, uma das vítimas, teve queimadura­s ligeiras: Disse à nossa reportagem que não se apercebeu quando a mata começou a arder. “Ficamos encurralad­os, sem pudermos fugir. Corremos em direcção a uma vala onde também existia capim seco e o fogo chegou até lá”, disse.

O director clínico do Hospital Provincial do Cuanza-Norte, Inácio Francisco, informou que oito vítimas que apresentav­am queimadura­s graves do segundo e terceiro graus e careciam de cuidados específico­s, foram transferid­os de helicópter­o das Forças Armadas para o hospital Neves Bendinha, em Luanda. Acrescento­u que todos os envolvidos deram entrada no banco de urgência do Hospital Central de Ndalatando, com queimadura­s até o terceiro grau e foram socorridos pelos especialis­tas do corpo de primeiros socorros em serviço. O governador provincial do Cuanza-Norte, José Maria, que visitou as crianças no hospital, disse que o Governo está disponível para apoiar os familiares das vítimas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola