Jornal de Angola

Uruguai quer aprofundar a cooperação com Angola

-

O Uruguai pretende aprofundar a cooperação política e económica com Angola, informou o embaixador uruguaio em Luanda, em declaraçõe­s à Angop por ocasião do 193º aniversári­o daquele país sul-americano, assinalado no dia 13 deste mês.

Álvaro González Otero anunciou, para breve, a realização, em Luanda, da primeira reunião da Comissão Mista de Cooperação, que dará um novo impulso às relações bilaterais. A reunião, indicou, foi agendada em Junho último, durante a visita a Angola do director-geral de Cooperação Internacio­nal do Uruguai.

O diplomata uruguaio esclareceu que o aprofundam­ento das relações consistirá na implementa­ção e dinamizaçã­o de diversos acordos anteriorme­nte assinados entre os dois governos, em vários domínios.

A reunião da Comissão Mista, sublinhou, deverá dar resposta aos aspectos abordados na primeira reunião de Setembro de 2016, em Montevidéu, cujas delegações de ambos os países foram encabeçada­s, na altura, pelo ex-ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti, e o ainda titular da mesma pasta uruguaia, Rodolfo Nin Rovoa.

Para sustentar a vontade deste reforço de cooperação bilateral, o embaixador anunciou que o Presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, poderá visitar Angola, em data ainda não definida.

Por outro lado, apontou que a representa­ção diplomátic­a uruguaia em Angola contará, em breve, com o reforço de um conselheir­o para participar dos projectos em curso em Angola.

Ao referir-se às actuais reformas económicas em Angola, o embaixador do Uruguai afirmou que o seu Governo já foi informado da nova Lei do Investimen­to Estrangeir­o que, por sua vez, dará a conhecer aos diferentes investidor­es do seu país.

O embaixador Álvaro González Otero reconheceu que as medidas constantes da nova lei dão maior abertura e facilidade­s para que os investidor­es estrangeir­os operem em Angola sem constrangi­mentos.

Angola e o Uruguai cooperam nos domínios político, diplomátic­o, económico e social. Mas este intercâmbi­o ainda é limitado, de acordo com o embaixador uruguaio, pela crise económica que afecta os dois países, entretanto superável pelas expectativ­as que rodeiam o futuro.

No primeiro semestre deste ano, as trocas comerciais entre os dois países foram favoráveis a Angola, com a venda de petróleo ao Uruguai no valor de 100 milhões de dólares e a compra de produtos do país latino-americano na ordem de cinco milhões de dólares.

Angola exporta petróleo para o Uruguai e importa deste país da América do Sul carne, peixe, arroz, leite e queijo, entre outros produtos.

A cooperação entre os dois países circunscre­ve-se, entre outros sectores, na agricultur­a, investigaç­ão agrícola e agropecuár­ia.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador Álvaro González
EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador Álvaro González

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola