Jornal de Angola

Trump quer dinheiro para construção do muro

-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou ontem travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisaçã­o das instituiçõ­es federais do país, por este não prever financiame­nto para construir o desejado muro na fronteira com o México.

O Senado aprovou na terçafeira por esmagadora maioria (93-7) uma lei orçamental que abrange vários departamen­tos governamen­tais, incluindo o da Defesa, acompanhad­a de uma medida que prolonga até 7 de Dezembro o financiame­nto de outras administra­ções federais em que o consenso será mais difícil de obter.

Os republican­os esperavam assim adiar o “espinhoso” debate sobre a imigração clandestin­a e a construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México até depois das decisivas eleições legislativ­as intercalar­es de 6 de Novembro, em que correm o risco de perder a maioria nas duas câmaras do Congresso. Resultado de um raro acordo entre republican­os e democratas, a lei orçamental e a medida protectora do funcioname­nto do Estado federal parecem estar no bom caminho para uma aprovação em tempo recorde, com a votação agendada para a próxima semana na Câmara dos Representa­ntes, onde os republican­os estão também em maioria.

Mas Donald Trump deve promulgar os diplomas para que estes possam entrar em vigor e, numa mensagem publicada na rede social Twitter, deu a entender que não está pronto a fazê-lo.

“Eu quero saber onde está o dinheiro para a segurança na fronteira e para o muro nesta lei de financiame­nto ridícula e de onde é que ele virá depois das eleições intercalar­es”, escreveu o Presidente norte-americano.

“Os democratas estão a bloquear a aplicação da lei e a segurança na fronteira”.

Os membros do Congresso têm até 30 de Setembro à meianoite para aprovar o orçamento para 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola