Jornal de Angola

Central termoeléct­rica arranca em Dezembro

-

Uma nova central térmica em construção na cidade do Cuito, Bié, com capacidade de gerar até 20 megawatts (MW) para o fornecimen­to de electricid­ade a três mil novos consumidor­es, começa a funcionar em Dezembro deste ano.

A informação foi avançada quinta-feira, à Angop, pelo director do Gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos do Bié, Abel Guerra, numa visita efectuada pelo governador Pereira Alfredo à central térmica de Kaluapanda, cerca de dez quilómetro­s a sul da cidade. O governador anunciou um projecto de instalação de 12 postos de transforma­ção para beneficiar maioritari­amente os consumidor­es dos bairros Njele, Cantíflas, Militar, Popular e outros dos arredores do Cuito.

Abel Guerra prometeu ainda melhorias no sistema de distribuiç­ão de electricid­ade depois de, em Dezembro deste ano, a rede provincial ser reforçada com energia provenient­e de Laúca, na região de Malanje.

Fontes próximas a Empresa Nacional de Distribuiç­ão e Energia (Ende) no Bié adiantaram que, a partir de Outubro, serão realizadas 20 mil novas ligações domiciliar­es nos municípios do Andulo, Camacupa, Chinguar e Cuito, onde também serão instalados 31 postos de transforma­ção.

A província do Bié necessita de pelo menos 53 MW para impulsiona­r o sector industrial e o consumo doméstico, apesar de dispor de 22 MW de potência, produzidos nas centrais termoeléct­ricas e na barragem do Gove, no Huambo.

 ?? EDSON FABRÍZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centro político e administra­tivo do Bié, na cidade do Cuito
EDSON FABRÍZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Centro político e administra­tivo do Bié, na cidade do Cuito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola