Jornal de Angola

Uíge aposta no fomento do empreended­orismo

- Joaquim Júnior

A vice-governador­a do Uíge para o sector Político e Social apelou às empresas e outros actores sociais para canalizare­m mais apoio às mulheres, para o fomento do empreended­orismo e auto-sustento das famílias.

Catarina Pedro Domingos, que falava no acto de entrega oficial de kits de Coca-Cola a 21 mulheres que se dedicam à venda ambulante, vulgo “zungueiras”, na cidade do Uíge, acrescento­u que apoiar as mulheres é uma das maneiras mais seguras de conduzi-las para o exercício de um negócio sustentáve­l, que ajude as famílias e a comunidade.

A vice-governador­a do Uíge enalteceu o projecto 5by20, um compromiss­o da CocaCola, em colaboraçã­o com o Governo Provincial do Uíge e o Ministério da Acção Social, Família e Igualdade no Género, que visa capacitar economicam­ente milhares de mulheres. A governante espera que os projectos se estendam a mais mulheres do interior da província, que também se dedicam a pequenos negócios, por forma a reduzir os níveis de pobreza na província.

Paula Lima, representa­nte dos grupos Castel, proprietár­ia da Coca-Cola, disse que o projecto 5by20 é fruto de um protocolo de parceria firmada entre o grupo empresaria­l e o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, ex-Minfamu, e visa contribuir para que as mulheres tenham o seu próprio negócio, para que possam sustentar as suas famílias e garantir um futuro melhor aos filhos.

“A ideia é criar condições para que antigas zungueiras e sem emprego possam criar seus negócios, através da venda de produtos da Coca-Cola. Entregámos um kit a cada uma, composto por caixa térmica móvel, uniforme e sombrinha, para se cobrirem do sol durante as vendas”, disse.

Paula Lima garantiu acompanham­ento a longo prazo para que as beneficiár­ias possam ter sucesso na nova actividade.

“Queremos ter senhoras empreended­oras de sucesso, com histórias bonitas de se contar no futuro”, disse a responsáve­l da Coca-Cola.

Luzia Miguel e Antonica Júlio Barros, que receberam das mãos da vice-governador­a carrinhas, grades térmicas, sombrinhas e uniformes, manifestar­am-se satisfeita­s pelas condições criadas para realizarem negócios sustentáve­is. Da administra­ção municipal, as senhoras receberam cartões de sanidade, que autoriza o exercício das suas actividade­s em zonas apropriada­s, sem constrangi­mentos. O objectivo das autoridade­s é baixar o número de mortes

 ?? MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE ?? Antigas zungueiras receberam apoio da Coca-Cola
MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE Antigas zungueiras receberam apoio da Coca-Cola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola