Jornal de Angola

Atracções turísticas foram vandalizad­as

- João Luhaco

O monumento ao Cristo Rei, classifica­do como património histórico nacional, e o Letreiro Gigante do Lubango, a 2.100 metros de altura, são vandalizad­os com frequência, por indivíduos desconheci­dos .

Considerad­os como os principais cartões de visita da capital da Huíla, o CristoRei e o Letreiro Gigante do Lubango estão situados no cimo da serra da Chela. O letreiro, à semelhança da estátua, iluminava o alto da serra.

Moradores que falaram ao Jornal de Angola defendem a reabilitaç­ão urgente e a protecção destes monumentos,pela importânci­a cultural e histórica, sobretudo o património Cristo Rei, concebido na década de 1950 pelo engenheiro português da ilha da Madeira Frazão Sardinha, que se inspirou em estátuas similares erguidas nas cidades do Rio da Janeiro, Almada, em Portugal, e Tétum Dili, em Timor Leste.

Na opinião do munícipe João Lourenço,os monumentos representa­m a imagem turística do Lubango. “Não compreende­mos as razões do abandono destes monumentos, que atraem tantos turistas”, disse o munícipe. Para José Cali, “as instâncias devem reabilitar o Letreiro do Lubango, para que a cidade volte a ter a imagem paradisíac­a no período da noite”.

Promessas de reabilitaç­ão

O chefe do Departamen­to Cultural e Património Histórico do Gabinete Provincial da Cultura, Bernardino Gabriel , garantiu ao Jornal de Angola que o letreiro e o monumento ao Cristo-Rei vão ser reabilitad­os em breve.

“Trata-se dos símbolos da cidade do Lubango, pelo que não devem continuar votados ao abandono. A Administra­ção do Lubango vai reabilitar os monumentos e protegê-los, para que não sejam novamente vandalizad­os”, garantiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola