Jornal de Angola

Julgamento marcado por contradiçõ­es dos réus

- Kilssia Ferreira

No segundo dia de julgamento dos 11 implicados nas mortes da jornalista Beatriz Fernandes e de Jomance Muxito, ocorridas em 26 de Outubro de 2017, foram ouvidos, ontem, pelo Tribunal Municipal de Viana, em Luanda, três réus e uma irmã da vítima na condição de declarante.

A audiência ficou marcada pelas declaraçõe­s contraditó­rias entre os réus João Pedro Queto, de 30 anos, mais conhecido por “Faly”, e Cristiano, também conhecido por “Bobeira”.

Durante o interrogat­ório, o réu João Queto disse que, no dia do crime, conduzia uma viatura, em companhia de mais três elementos, entre os quais o réu Guelor Quimbo, natural da República Democrátic­a do Congo.

João Queto afirmou ter sido obrigado por Guelor a embater contra a viatura de Beatriz Fernandes, na altura conduzida por Jomance Muxito e a bordo da qual estavam também dois filhos da jornalista.

João Queto declarou que desconheci­a a real intenção do comparsa Guelor Quimbo, quando lhe ordenou a embater contra a viatura e negou também conhecer os outros elementos que se encontrava­m na viatura por si conduzida.

O réu João Queto reconheceu ter transporta­do as vítimas para uma mata, no Zango Zero, onde executaram o duplo assassinat­o, e não nos arredores do Quilómetro 30, como foi divulgado no ano passado.

O réu alegou desconhece­r o autor dos assassinat­os, argumentan­do não ter escutado tiros, porque estava a dormir no local, por ter tido um mal-estar.

Já o réu “Bobeira” disse não fazer parte do grupo e que apenas tinha ido acompanhar o irmão, Adilson, buscar dinheiro a LuandaSul, mas confirmou ter estado no Quilómetro 30, em cuja área, de acordo com o próprio, foram executadas as vítimas.

“Bobeira” também negou envolvimen­to no assassinat­o, afirmando que ficou na viatura a controlar as crianças, que só não foram mortas por ter estado contra essa ideia, numa altura em que o réu Guelor pretendia também disparar contra os menores. PUBLICIDAD­E

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola