Jornal de Angola

Vettel é obrigado a ganhar e rezar por deslize do rival

As contas do campeonato começam a ficar apertadas para Sebastian Vettel que está expressame­nte proibido de deixar Lewis Hamilton vencer nas restantes corridas

- Altino Vieira Dias

Muitos alegam que Lewis Hamilton sairá de 2018 com o título de campeão, pois a consistênc­ia do mesmo será o factor prepondera­nte rumo ao quinto título, e ele está a aproveitar da melhor maneira a péssima prestação dos pilotos da Ferrari, apesar de terem o melhor carro de momento.

Das corridas europeias (Espanha, Mónaco, França, Áustria, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Bélgica e Itália), por exemplo, Vettel era visto como o grande favorito às vitórias, mas acabou por ter um saldo bastante negativo, pois venceu apenas duas (Inglaterra e Bélgica) e Hamilton venceu 5 (Espanha, França, Alemanha, Hungria e Itália, ‘casa da Ferrari’).

As contas no campeonato começam a ficar apertadas para Sebastian Vettel, que está expressame­nte proibido de deixar Hamilton vencer ou sair à sua frente nas restantes corridas. Lewis Hamilton precisará apenas de vencer uma corrida, e sair em segundo nas restantes. Mesmo que Vettel vença cinco, das seis que faltam, Hamilton torna-se campeão de 2018.

No campeonato de 2016, Hamilton perdeu o título para Nico Rosberg em condições parecidas à de Vettel. Nesta ordem de ideias, Vettel terá que rezar para Hamilton desistir, pelo menos em duas corridas, para relançar totalmente o campeonato, uma hipótese difícil, mas não impossível em condições de corrida. Mas, a Ferrari não pode apenas pôr o seu foco em Hamilton, pois ainda há outros pilotos como Ricciardo, Bottas e Verstappen que lhe podem estragar a “festa”.

A Ferrari ainda é o melhor carro, mas este quadro pode mudar, pois “Vettel parece estar a disparar no próprio pé”, porque, apesar de não estarem ao seu melhor nível, os Mercedes parecem ser os favoritos em mais corridas, não só pelo seu historial na Rússia, Estados Unidos, Japão e Abu Dhabi, mas também pela consistênc­ia que Lewis Hamilton tem demonstrad­o.

Tal facto já está a suscitar comentário­s negativos por parte da imprensa italiana e dos fãs da Ferrari. Como é que Vettel continua atrás de Hamilton na classifica­ção, mesmo tendo um carro superior? Não nos podemos esquecer de que o próximo Grande Prémio será na Rússia, na cidade olímpica de Sóchi, onde a Mercedes tem dominado as corridas a seu bel-prazer. E se tal acontecer, poderá começar a dizer-se que a Ferrari e Vettel estão a levar Hamilton ao colo, rumo ao seu quinto título.

Se por um lado Bottas já mostrou interesse em ajudar Hamilton, apesar de este não desejar vencer o campeonato com ajudas; por outro, temos Raikkonen que não se manifestou em relação à luta de Vettel e de Hamilton. Isto pode ter um efeito negativo, já que poderá não facilitar a vida de Vettel, uma vez que não foi renovado o seu contrato com a Ferrari para o próximo ano.

Depois de Singapura, vem aí o Grande Prémio da Rússia que, pela primeira vez, irá assistir uma corrida a ser disputada por dois tetracampe­ões: Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. O primeiro está a ter uma prestação de sonhos cor de rosa, pois está a liderar o campeonato e venceu os dois Grandes Prémios da Itália e de Singapura, em que se prognostic­ava uma vitória da Ferrari e Vettel.

No Grande Prémio da Rússia, os fãs não irão arrepender-se de assistir à corrida, pois será muito emocionant­e ver a luta entre os pilotos e mudanças na classifica­ção.

O GP de Sóchi, ao contrário de 2017, que foi a quarta ronda do campeonato, este ano será a 16ª. O último vencedor foi o finlandês Valteri Bottas, que teve uma luta muito espectacul­ar do princípio ao fim com o alemão Sebastian Vettel, que tudo fará para evidenciar o domínio da velocidade de ponta da Ferrari, para não se repetir o resultado desfavoráv­el do ano passado.

Vettel terá que rezar para Hamilton desistir, pelo menos em duas corridas, para relançar totalmente o campeonato, uma hipótese difícil, mas não impossível em condições de corrida

 ?? DR ?? Vantagem de pontos do britânico sobre o alemão dá conforto ao piloto da Mercedes na gestão do resto do campeonato
DR Vantagem de pontos do britânico sobre o alemão dá conforto ao piloto da Mercedes na gestão do resto do campeonato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola