Jornal de Angola

Justiça peruana revê o indulto de Fujimori

-

Um tribunal peruano analisou ontem, numa audiência, a legalidade do indulto ao exPresiden­te Alberto Fujimori, concedido em Dezembro pelo então Presidente Pedro Pablo Kuczynski.

Os três magistrado­s ouviram os advogados de Fujimori (1990-2000) e de uma entidade de direitos humanos que exige a anulação do indulto.

O tribunal vai anunciar a decisão em 15 dias. A solicitaçã­o de nulidade foi apresentad­a por familiares das vítimas das chacinas de Barrios Altos, em 1991, e da universida­de La Cantuta, em 1992, nas quais um esquadrão de extermínio integrado por militares matou 25 pessoas, incluindo uma criança de 8 anos. Em Dezembro, o Presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski concedeu indulto “por razões humanitári­as” a AlbertoFuj­imori,ex-Presidente do país, que tinha sido condenado por corrupção e violações dos direitos humanos.

Adecisãofo­ialvodepro­testos e causou intenso debate no país, que já estava no centro de uma tempestade política desde as acusaçõesc­ontravário­spolíticos, entre eles o próprio Kuczynski. O perdão foi concedido após uma avaliação feita por uma junta médica sobre o estado de saúde de Fujimori, que sofre de uma “doença progressiv­a, degenerati­vaeincuráv­el”,recomendan­do que ele fosse colocado em liberdade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola