Jornal de Angola

Polícia inicia “caça” a bandos armados

-

A Polícia moçambican­a disse que estão em curso operações para a captura dos grupos armados que mataram dez pessoas numa aldeia remota da província de Cabo Delgado e atacaram uma patrulha militar noutro ponto da região. “As operações para a captura destes indivíduos já decorrem na região”, disse ontem o portavoz do Comando-Geral da Polícia, Inácio Dina.

Nas últimas 24 horas, grupos armados desconheci­dos mataram dez pessoas numa aldeia remota da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, e atacaram uma patrulha militar noutro ponto da região:

O ataque aconteceu num povoado pertencent­e ao posto de Mucojo, distrito de Macomia, no litoral centro de Cabo Delgado. Segundo a Polícia, o grupo entrou a disparar e matou dez residentes, além de ferir outras 15 pessoas e incendiar, pelo menos, 30 casas.A emboscada a uma patrulha militar aconteceu mais a norte, junto a Pundanhar, distrito de Palma, acrescento­u a polícia sem precisar as consequênc­ias dos confronto.

O último ataque tinha acontecido a 8 de Setembro, também contra um povoado do posto administra­tivo de Mucojo, distrito de Macomia. Três dias depois, a polícia garantiu que a situação estava “sob controlo”.

Povoações remotas da província de Cabo Delgado, situada entre 1.500 a dois mil quilómetro­s a norte de Maputo, têm sido atacadas por desconheci­dos desde Outubro de 2017, provocando um número indetermin­ado de mortos, na ordem das dezenas e um número ainda maior de deslocados.

Os ataques acontecem numa altura em que avançam os investimen­tos de companhias petrolífer­as em gás natural na região, mas sem que até agora os atacantes tenham entrado no perímetro reservado aos empreendim­entos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola