Jornal de Angola

Guiné-Bissau comemora 45 anos de independên­cia

-

A Guiné-Bissau tornouse independen­te há 45 anos e proclamou, de forma unilateral no leste do país, a independên­cia com reconhecim­ento internacio­nal, nomeadamen­te, da Organizaçã­o da Unidade Africana (OUA).

A Guiné-Bissau foi a primeira colónia com a independên­cia reconhecid­a por Portugal, em Setembro de 1974. O primeiro Governo foi liderado por Luís Cabral, irmão de Amílcar Cabral, pai da Nação Guineense e cabo-verdiano, que tinha sido assassinad­o no dia 20 de Janeiro em 1973 na Guiné-Conacri.

A efeméride é comemorada também em todos os países de língua oficial portuguesa, por laços históricos, culturais e económicos, e este ano as celebraçõe­s ocorrem numa altura em que os principais desafios do país estão virados para a consolidaç­ão das estruturas do Estado e para a diversific­ação da economia, com vista ao desenvolvi­mento do país.

As eleições legislativ­as, previstas para 18 de Novembro, vão marcar igualmente a actualidad­e política e social do país até ao final do ano, bem como 2019, ano da realização das presidenci­ais.

Depois de sucessivas crises políticas, que praticamen­te paralisara­m o país, a nomeação de um Governo com um primeiro-ministro, Aristides Gomes, de consenso, acalmou a tensão política no país.

O Governo de Aristides Gomes foi nomeado com o principal objectivo de organizar as eleições legislativ­as, que o Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, marcou para 18 de Novembro, depois de ouvido todos os partidos políticos.

A constante instabilid­ade e a ausência da paz durante muitos anos foram apontadas também como principais entraves para os esforços que muitos guineenses têm feito no sentido de desenvolve­r o país.

O recenseame­nto eleitoral na Guiné-Bissau devia ter começado a 23 de Agosto, e decorrer até 23 de Setembro, mas atrasos na recepção de ‘kits’ para registo biométrico dos eleitores atrasou o processo durante quase um mês, tendo começado apenas na quinta-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola