Jornal de Angola

Turismo regional leva a ministra ao Namibe

- João Upale | Moçâmedes

A ministra da Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, está desde ontem na província do Namibe, onde participa na próxima quinta-feira, no Fórum Regional do Turismo, no âmbito do 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo.

O Fórum Regional do Turismo vai ser realizado com a participaç­ão de representa­ntes das províncias do Cuando Cubango, Cunene e Huíla, além da anfitriã.

O programa da visita de Ângela Bragança ao Namibe inclui a deslocação a pontos turísticos antes de presidir à cerimónia de abertura do fórum, cujo lema é “O turismo e a transforma­ção digital”.

A directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Amélia Camunheira, confirmou ao Jornal de Angola que “todas as condições estão criadas” para o êxito do Fórum Regional do Turismo.

Hoje, a ministra e a delegação que a acompanha vão deslocar-se ao Parque Nacional do Iona, no município do Tômbwa, e ao município do Virei, onde estão as pinturas rupestres de Tchitundu Hulu e a Welwitschi­a Mirabilis, uma planta que só existe em Angola e Namíbia.

No Parque Nacional do Iona, a ministra vai estar em dois aldeamento­s turísticos, que têm dado vida ao turismo na região.

Na terça-feira, a ministra da Hotelaria e Turismo visita o Morro do Soba, as colinas da povoação do Curoca, a lagoa do Arco e o memorial do antropólog­o e escritor Rui Duarte de Carvalho.

No regresso a Mocâmedes, Ângela Bragança visita o Parque de Campismo, a Fortaleza de São Fernandes, a paróquia de Santo Adrião e a zona mais antiga da cidade, considerad­os monumentos históricos da cidade.

No Fórum Regional do Turismo, que vai decorrer na Academia de Pescas e Ciências do Mar, as quatro províncias do Sul de Angola vão fazer uma abordagem sobre as potenciali­dades turísticas de que cada uma.

A directora Amélia Camunheira confirmou a celebração de um memorando de entendimen­to entre as quatro províncias, a rubricar pelos governador­es provinciai­s, para que todas as acções ligadas ao Turismo tenham impacto regional e não apenas provincial.

“O que se pretende com isso é a região Sul ter pacotes turísticos que comecem numa província e terminem noutra”, acentuou Amélia Camunheira. O Fórum vai abordar vários tema, como “O Ecoturismo”, “Turismo étnico e cultural” e a “Legislação sobre o visto de turismo nas fronteiras”. Ministra da Hotelaria e Turismo

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola