Jornal de Angola

PERISCÓPIO Revelação de governador

- Luciano Rocha

O governador

de Luanda surpreende­u (!) tudo e todos ao revelar, em plena via pública, na presença do comandante da Polícia Nacional, que a escuridão da cidade se deve ao roubo de cabos eléctricos.

O governador da província de Luanda fez a surpreende­nte revelação não apenas na presença do comandante da Polícia, como das câmaras de televisão, pois claro, que o tom de voz ao dar novidades destas pede companhia de gestos e rostos crispados.

O que o governador de Luanda, por lapso, não mencionou, foram os nomes dos culpados do manto de luto que cobre as noites da capital, de uma ponta a outra, muitos antes de começar a vaga dos roubos de cabos eléctricos .

Também não referiu, mas deduz o luandense, que os candeeiros públicos, semáforos, outros sinais de trânsito tombados ou em vias disso, alguns nas barbas da sede do Governo Provincial, os buracos de todos os tamanhos e feitios que enxameiam a cidade, não são arranjados porque os larápios levaram pás, picaretas, serras, asfalto, ladrilhos para atenuar a balbúrdia na capital.

Outro esquecimen­to involuntár­io, certamente, que os afazeres de um governador são incontávei­s, foi responsabi­lizar os larápios por levaram, marotos, as tesouras de podar as árvores em tempo próprio, no Cacimbo.

A lista dos actos da rapinagem que põe Luanda como está é tão vasta que não cabe no espaço desta crónica. Por isso, havemos de voltar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola