Jornal de Angola

Livro de Augusto Alfredo já à venda em Luanda

- Roque Silva

Depois do lançamento no passado dia 1, no Estado de Brasília, “Angola sem Primavera Verão!”, o mais recente livro de crónicas de Augusto Alfredo, já está nas livrarias nacionais, vai ser apresentad­o brevemente, em Luanda, garantiu ao Jornal de Angola, o autor.

O livro contém 52 crónicas, escritas e publicadas entre 2010 e 2015, no Jornal de Angola e no País, que reflectem vários factos de diversas épocas e circunstân­cias, em Luanda, que marcaram uma geração. Os textos convidam o leitor a um reencontro com a História, e a cultura, nas quais as vitórias e dissabores o transporta­m para momentos carregados de forte emoção.

Quanto ao título Augusto Alfredo diz ser uma provocação pelo facto de Angola ter apenas duas estações climáticas, e que o termo “Primavera” é um conceito que ficou conotado com os conflitos armados nos países árabes.

O editor brasileiro, Luís Turiba, refere numa nota que o autor carimba o passaporte de escritor e mostra sinais da existência de muita poesia, na costura detalhada de textos quase jornalísti­cos, que narram o quotidiano citadino de luta, beleza e sobrevivên­cia dos angolanos, presentes na formação do povo brasileiro”. O brasileiro, que também é jornalista, escreve que as crónicas fazem-no recuar aos anos 1980, época quando a cidade de Luanda vivia o curso da guerra civil, mais colorida, cheia de força, aromas, sabores e esperança.

“Dá a sensação,que Augusto Alfredo está a escrever sobre o povo brasileiro do subúrbio, ou do Norte. O que o Brasil tem de África, enraizada na sua formação, muito deve à Angola – da culinária ao culto religioso, da sonoridade do semba aos passos do kuduro, de palavras do dialeto kimbundu que ganharam uma sonoridade toda especial na língua portuguesa, falada no Brasil”.

O livro foi editado este ano, pela Gráfica e Editora Ideal, em Brasília. O prefácio é de autoria de Eurico Gomes Dias, professor e investigad­or do Instituto Superior de Ciências Políticas e Segurança Interna de Lisboa.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cronista (à esquerda) no lançamento do livro em Brasília
EDIÇÕES NOVEMBRO Cronista (à esquerda) no lançamento do livro em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola