Jornal de Angola

Tribunal Europeu processa Polónia

-

A Comissão Europeia decidiu ontem intentar uma acção contra a Polónia junto do Tribunal de Justiça da União Europeia por violação da independên­cia judiciária, no quadro da nova lei sobre a idade de reforma dos juízes do Supremo Tribunal.

Em Agosto, o executivo comunitári­o dera um mês às autoridade­s polacas para “tomarem as medidas apropriada­s” para alterar a legislação relativa ao Supremo Tribunal para ficar conforme a lei comunitári­a, mas a resposta recebida de Varsóvia “não permitiu dissipar as preocupaçõ­es jurídicas da Comissão”.

Bruxelas decidiu por isso apresentar queixa e solicitar ao Tribunal de Justiça da UE “que decrete medidas cautelares até que seja proferida uma decisão no processo”.

Segundo Bruxelas, “a legislação polaca relativa ao Supremo Tribunal é incompatív­el com o direito da UE, pois viola o princípio da independên­cia do poder judicial, incluindo a inamovibil­idade dos juízes”. A Comissão sustenta que a nova legislação “reduz a idade de reforma dos juízes do Supremo Tribunal, de 70 para 65 anos, correndo 27 dos 72 juízes do Supremo Tribunal o risco de virem a ser obrigados a reformar-se”.

Esta medida é “igualmente aplicável ao primeiro presidente do Supremo Tribunal, cujo mandato de seis anos previsto na Constituiç­ão polaca poderia assim terminar prematuram­ente”.

“A referida legislação, que entrou em vigor em 3 de Abril de 2018, prevê que os juízes afectados pela redução da idade de reforma possam solicitar a prorrogaçã­o do mandato, que poderá ser concedida pelo Presidente da República por um período de três anos, renovável uma vez. Não foram, contudo, definidos critérios claros para fundamenta­r essa decisão do Presidente, nem está prevista qualquer fiscalizaç­ão judicial quando o pedido seja indeferido”, aponta o Tribunal comunitári­o a partir de Bruxelas.

 ?? DR ?? Comissária da Justiça da União Europeia, Vera Jourova
DR Comissária da Justiça da União Europeia, Vera Jourova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola