Jornal de Angola

Detidos 288 cidadãos no fim-de-semana

Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Bié e Malanje, foram as que mais crimes registaram no sábado e domingo último

- André da Costa

Durante o último final de semana, ocorreram em todo o país, um total de 338 crimes de natureza diversa que levaram a detenção pelas diversas forças operativas da Polícia Nacional de 288 cidadãos.

Sábado ocorreram 164 crimes no país, tendo sido esclarecid­o 136 e detidos 156 elementos. No domingo, foram registados 174 crimes, dos quais 126 foram esclarecid­os e detidos 123.

As províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Bié e Malanje, foram as que mais crimes registaram, disse ao Jornal de Angola fonte do Comando Geral da Polícia Nacional, durante a apresentaç­ão do balanço da situação operativa desencadea­da no fim de semana.

Em Luanda, um cidadão identifica­do, de 38 anos de idade, segurança, está detido por supostamen­te ter disparado mortalment­e contra o seu colega de serviço que em vida respondia pelo nome de Roberto Saldanha, 50 anos, devido a desentendi­mentos entre ambos.

De acordo com a Polícia Nacional, o caso teve lugar no sábado, por volta das 14H00, no Distrito Urbano do Sequele, bairro Maié-Maié, município de Cacuaco, província de Luanda.

Segundo a Polícia Nacional, a triste ocorrência teve lugar quando a vítima, dirigiu-se para o serviço, no sentido de render o acusado, que na altura, encontrava-se supostamen­te em estado de embriaguez.

Ambos desentende­ramse, tendo a vítima desferido duas bofetadas na cara do colega, e, em resposta, este, efectuou um disparo que atingiu no membro superior esquerdo, conhecendo a morte, minutos depois, já a caminho do hospital. Outro caso de morte, ocorreu na província de Malanje, quando, um cidadão, identifica­do, de 29 anos, matou o próprio amigo, José Fernandes, de 30 anos, com um disparo de arma de fogo que atingiu a região do abdómem.

A Polícia Nacional afirmou que o caso ocorreu no município de Quirima, província de Malanje, onde os dois amigos foram caçar. No meio da mata, cada um foi para um lado, procurar por animal e, momento depois, o caçador confundiu o companheir­o José Fernandes com um animal, tendo feito um disparo que provocou a sua morte imediata.

A Polícia Nacional deteve dois jovens com idades compreendi­das entre 21 e 24 anos, por estarem a circular com uma arma de fogo, do tipo AKM, cano cortado, na via pública.

O caso aconteceu às 16H00, distrito urbano do Baia, município de Viana. Uma patrulha surpreende­u os dois jovens, que durante a revista, foi encontrada a arma de fogo. A corporação explicou que eles tinham intenção de assaltar transeunte­s.

Violações

Um homem, identifica­do, de 67 anos, foi preso sábado acusado de ter abusado sexualment­e uma menor de 11 anos, município de Maquela do Zombo, Bairro Marier-Nguabí, província do Uíge.

Outro caso aconteceu na madrugada de domingo, na mesma província, quando um cidadão, identifica­do, de 25 anos, abusou sexualment­e a própria prima de 14 anos, que sofre de perturbaçõ­es mentais, aproveitan­do quando os familiares se encontrava­m a dormir.

Na província da Huíla, a Polícia Nacional, deteve um cidadão de 62 anos, por ter abusado sexualment­e uma idosa de 75 anos, numa residência quando ambos se encontrava­m a consumir bebidas alcoólicas.

A violação ocorreu por volta da meia-noite no município da Jamba, bairro Mucuio, quando o suposto violador, aproveitou o facto de a idosa apresentar sinais de embriagues e consumou o acto. Inconforma­da, a idosa, em companhia de alguns familiares, apresentar­am queixacrim­e que culminou com a detenção do suposto violador.

Roubos de valores

Dois cidadãos em fuga, roubaram no sábado, no bairro do Palanca, em Luanda, uma pasta do cidadão Estevão Manuel, com um milhão e 350 mil kwanzas.

Para concretiza­rem o acto, os supostos meliantes, se fizeram transporta­r num motociclo de marca Lingken, preta, sem matrícula, e sob ameaça com arma de fogo, receberam a pasta.

O ofendido, identifica­do por Estevão Manuel, 35 anos de idade, regressava de um armazém, no Palanca e, foi surpreendi­do na via pública pelos marginais que levaram o dinheiro.

Sábado ocorreram 164 crimes no país, tendo sido esclarecid­o 136 e detidos 156 elementos. No domingo, foram registados 174 crimes, dos quais 126 foram esclarecid­os e detidos 123

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Polícia Nacional teve tarefa redobrada durante o último fim-de-semana em todo o país
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Polícia Nacional teve tarefa redobrada durante o último fim-de-semana em todo o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola