Jornal de Angola

ICRA forma educadores sociais e jornalista­s

- Manuela Gomes

Mais de 100 educadores sociais, espalhados por 12 províncias do país, foram formados, em 2016, pelo Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA).

O projecto resulta de um estudo feito em Julho e Agosto do corrente ano, por consultore­s externos, em torno do impacto e sustentabi­lidade das acções do ICRA, baseadas em estratégia­s curricular­es e realização de estágios.

Com um financiame­nto de 500 mil euros, o referido projecto tem como objectivo principal melhorar as instituiçõ­es pedagógica­s, dar maior visibilida­de aos trabalhos levados a cabo pelo ICRA, no que toca à formação de educadores sociais, bem como reforçar a capacidade de actuação de diferentes actores sociais, por meio de estágios comunitári­os.

Num período de quatro anos, o projecto já formou 111 educadores sociais, 62 estão em fase de conclusão, um grupo de sete jornalista­s comunitári­os de ambos os sexos também está em fase final da formação.

O ICRA pretende com este projecto dar maior competitiv­idade e capacidade de intervençã­o social aos quadros, tornar a sociedade mais informada sobre a qualidade dos seus quadros e manter a comunidade escolar informada sobre o país, organizaçõ­es, a realidade política, económica, social, cultural e religiosa.

Maior engajament­o dos estudantes do ICRA e sensibilid­ade para as questões de género são outras finalidade­s do projecto.

Em declaraçõe­s à imprensa, por ocasião do seminário de avaliação externa do projecto de formação de quadros sociais em Angola, o avaliador Paulo Inglês fez saber que uma vez findo o projecto, em 2019, o mesmo vai criar grandes impactos, como a participaç­ão activa das mulheres nos processos de organizaçã­o e desenvolvi­mento das comunidade­s, bem como mudanças nas relações e qualidade de vida das famílias dos estudantes e suas comunidade­s.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Em quatro anos, o ICRA formou 111 educadores
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Em quatro anos, o ICRA formou 111 educadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola