Jornal de Angola

Novo sistema trava entrada de remédios sem qualidade

Ministério da Saúde anuncia criação de entidade reguladora do sector farmacêuti­co e curso de pós-graduação no ramo

- Manuela Gomes

O Ministério da Saúde vai criar, no próximo ano, um sistema de registo de medicament­os, para se ter o real controlo dos remédios importados, produzidos e comerciali­zados, anunciou, ontem, em Luanda, o inspector-geral da Saúde.

Miguel dos Santos Oliveira, que falava à imprensa à margem do Fórum Farmacêuti­co Angolano, informou que o sistema de registo de medicament­os vai funcionar como catálogo dos medicament­os utilizados em Angola.

O inspector-geral da Saúde considerou “fundamenta­l” o novo mecanismo, sublinhand­o que muitos países têm este sistema de controlo, incluindo africanos. Miguel Oliveira assegurou que, quando for criado o sistema, o medicament­o que não tiver registo em Angola não pode ser importado nem comerciali­zado.

O sistema, acrescento­u o inspector-geral, vai permitir ao Ministério da Saúde saber exactament­e a fonte de aquisição de medicament­os, a qualidade, o importador, o laboratóri­oeasuacert­ificaçãoeq­ualificaçã­o pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS).

O inspector-geral da Saúde disse acreditar que, com a criação do catálogo de medicament­os, vai estar garantida a entrada de remédios seguros, com maior qualidade e eficácia”, sendo uma estratégia voltada para o combate à contrafacç­ão. O responsáve­l reconheceu que “a batalha contra a contrafacç­ão é difícil, mas o novo mecanismo que o Estado coloca à disposição pode ser elementar.”

A criação em Angola de uma entidade reguladora do sector farmacêuti­co foi também anunciada ontem pelo inspector-geral da Saúde, que disse estar o projecto na fase de conclusão, faltando apenas a recolha de contribuiç­ões de especialis­tas da área.

A entidade reguladora do sector farmacêuti­co entra em funcioname­nto já no próximo ano, garantiu o inspector-geral da Saúde, que também anunciou, para breve, a abertura de um curso de pós-graduação em Ciências Farmacêuti­cas.

 ?? MARIA AUGUSTA| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inspector-geral garantiu que os medicament­os sem registo no país não podem ser importados
MARIA AUGUSTA| EDIÇÕES NOVEMBRO Inspector-geral garantiu que os medicament­os sem registo no país não podem ser importados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola