Jornal de Angola

Entidade vai regular trabalho das farmácias

- Manuela Gomes

Uma entidade reguladora do sector farmacêuti­co no país poderá entrar em funcioname­nto em 2019, deu a conhecer, em Luanda, o inspector-geral da Saúde, Miguel Oliveira.

De acordo com Miguel Oliveira, a elaboração da documentaç­ão inerente ao funcioname­nto dessa estrutura, adstrita ao Ministério da Saúde, está já na sua fase final, necessitan­do apenas da recolha de mais algumas contribuiç­ões de especialis­tas da área.

Miguel Oliveira disse que o sector farmacêuti­co vai em breve contar com um curso de pós-graduação em Gestão de medicament­os, que vai permitir a diferencia­ção e uma melhor qualificaç­ão dos profission­ais do sector.

O inspector-geral da Saúde argumentou que o curso de pós-graduação em Farmácia vai trazer melhores condições na logística de medicament­os, desde a rede pública, privada, filantrópi­ca e dos demais subsistema­s que compõem o Sistema Nacional de Saúde em Angola.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuti­cos de Angola (OFA) fez saber que o número de técnicos farmacêuti­cos no país ainda não é satisfatór­io, em detrimento de um grande número de indivíduos que funcionam em farmácias sem qualquer formação técnica ou de base.

Boaventura Moura disse que a entidade controla 637 técnicos, duas mil farmácias, das quais 1.400 legais, 212 importador­es .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola