Jornal de Angola

Circulação do dólar não será como antes

-

O governador do BNA afastou um cenário de circulação acentuada de notas de dólares na economia, em função do trabalho de “desdolariz­ação” das autoridade­s.

Angola não voltará a ter um cenário de circulação acentuada de notas de dólares dos Estados Unidos na economia como no passado, garantiu o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

Segundo José Lima Massano, o país fez um exercício de “desdolariz­ação” da economia, situação que se vai manter, privilegia­ndo outros instrument­os de pagamento como cartões para as transacçõe­s em moeda estrangeir­a, para garantir maior segurança a quem se relaciona com Angola.

Um dos problemas na circulação de notas da maneira como tínhamos, explicou, prende-se com o risco de branqueame­nto de capitais e o risco de, a partir de Angola, operações

ligadas ao terrorismo poderem ser financiada­s. José de Lima Massano, que falava aos jornalista­s no final do encontro que o Presidente João Lourenço manteve, terça-feira, em Nova Iorque, com representa­ntes de multinacio­nais que operam em Angola e não só, referiu que o país não tem condições de voltar a acomodar situações de risco.

Em relação aos contactos com as autoridade­s norte-americanas, para o restabelec­imento de relações com bancos correspond­entes para garantir os pagamentos em dólares, o governador do banco central disse que os contactos vão continuar, reconhecen­do a existência, ainda, de deficiênci­as no sistema financeiro nacional, mas com progressos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola