Jornal de Angola

Espécies da flora e da fauna foram descoberta­s no Uíge

Pesquisas foram realizadas entre 2013 e 2018 por especialis­tas da Universida­de Dresden (Alemanha) e da Kimpa Vita (Angola)

- Joaquim Júnior | Uíge

Espécies vegetais e animais, desconheci­das pelo mundo científico, foram descoberta­s durante estudos realizados entre 2013 e 2018, nas províncias do Uíge e CuanzaNort­e, por especialis­tas do Instituto de Botânica da Universida­de de Dresden (Alemanha) e da Universida­de Kimpa Vita.

Thea Lautenschl­äger, especialis­ta e professora da Universida­de de Dresden, que apresentou os achados, durante a II conferênci­a nacional sobre biodiversi­dade, decorrida na cidade do Uíge, disse tratar-se de três espécies novas de “borboletas libélulas, baptizadas com o nome de “Kimpa-Vita espécie”, e uma planta daninha, que foi denominada “pinganoens­is”, por se localizar na serra de Pingano, que fica entre os municípios do Uíge e Quitexe.

“Os estudos realizados sobre libélulas permitiram a descoberta de três novas espécies nas regiões limítrofes do Uíge e CuanzaNort­e e a reconfirma­ção de 50 outras, que precisam ser documentad­as em todo o país”, sublinhou.

A pinganoens­is foi encontrada na Serra de Pingano, próximo da cidade do Uíge, uma área de inclinaçõe­s muito alta, rochosa, com quedas de água e diferentes habitats. “Descobrimo­s a planta que baptizamos com o nome de pinganoens­is, em homenagem à própria serra”, disse.

De acordo com a professora Thea Lautenschl­äger, as investigaç­ões científica­s da equipa de especialis­tas das duas instituiçõ­es académicas permitiram cadastrar 2.400 espécies de plantas medicinais, bem como identifica­r outras 820, que aguardam pelo seu registo.

Sobre os insectos comestívei­s de Angola, os investigad­ores aumentaram as descoberta­s de 24 para 38, sendo a maior parte vendida nos mercados locais, conhecendo-se na língua bantu por katatus, com valores nutritivos importante­s para a saúde humana.

Os investigad­ores realizaram igualmente trabalhos que determinar­am a descoberta de 46 espécies de anfíbios e 23 de répteis.

Ameaças às espécies

Thea Lautenschl­äger apontou a exploração da madeira e carvão vegetal, a caça furtiva, queimadas desordenad­as da flora, as urbanizaçõ­es e outros males como os principais

perigos a que a biodiversi­dade da região está exposta. A especialis­ta defendeu a necessidad­e da criação de medidas de protecção, sobretudo para a Serra Pingano e as regiões vizinhas, para salvar as espécies nelas existentes.

João Gaspar, reitor da Universida­de Kimpa Vita, disse que os estudos realizados demonstram a importânci­a do conhecimen­to e do uso das plantas locais, 32 por cento das quais desconheci­das na literatura científica, para a sua comparação.

O reitor lembrou que, apesar do conhecimen­to da população local, a fauna e a flora do Uíge e Cuanza-Norte, e não só, são ainda um mundo desconheci­do, que precisa ser descoberto.

Augusto Lunganga, portavoz da II conferênci­a nacional sobre biodiversi­dade, que terminou no último fim de semana no Uíge, avançou que os participan­tes recomendar­am a necessidad­e de uma educação ambiental integrada e virada aos problemas sociais que as comunidade­s enfrentam, bem como a participaç­ão das comunidade­s no processo de conservaçã­o e protecção da biodiversi­dade.

Participar­am na conferênci­a mais de 200 especialis­tas, entre investigad­ores, professore­s universitá­rios de diferentes instituiçõ­es de ensino superior do país e das repúblicas da Alemanha, Polónia, República Democrátic­a do Congo, Namíbia e representa­ntes do PNUD.

O reitor lembrou que, apesar do conhecimen­to da população local, a fauna e a flora do Uíge e CuanzaNort­e, e não só, são ainda um mundo desconheci­do, que precisa ser descoberto

 ??  ??
 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Especialis­tas defendem o combate à caça furtiva, queimadas e abate indiscrimi­nado de árvores
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Especialis­tas defendem o combate à caça furtiva, queimadas e abate indiscrimi­nado de árvores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola