Jornal de Angola

Direitos humanos analisados hoje com os Estados da União Europeia

-

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, reúne-se hoje, em Luanda, com os embaixador­es dos Estados-membros da União Europeia, para tratar de assuntos relacionad­os com os direitos humanos, no âmbito da parceria estratégic­a do Executivo com este bloco continenta­l.

O encontro, que acontece na sala de reuniões do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, aborda essencialm­ente os desafios do país no âmbito da protecção e promoção dos direitos humanos a nível nacional, regional e internacio­nal.

O encontro analisa ainda as prioridade­s do sector, os esforços nacionais e internacio­nais no combate à corrupção, cooperação para a implementa­ção e seguimento das recomendaç­ões feitas pelos países da União Europeia a Angola no âmbito do processo de revisão periódica universal. As partes analisam ainda o cumpriment­o do terceiro dos 11 compromiss­os para com a criança relacionad­o com o

registo de nascimento.

A delegação Europeia no encontro deve ser chefiada pelo embaixador da União Europeia em Angola, Tomas Ulicny, e integra os embaixador­es da Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Reino Unido, Roménia, Espanha, Hungria, Holanda, Portugal, Polónia e Itália.

Fórum de juízes

Ontem, teve início, no Palácio da Justiça, em Luanda, o primeiro fórum de juízes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, promovido pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, com o apoio do Ibrajus-Instituto Brasileiro de Administra­ção do Sistema Judiciário.

O objectivo do encontro, que termina amanhã, é reforçar o intercâmbi­o entre magistrado­s judiciais, criar e aumentar redes de colaboraçã­o e mecanismos de cooperação judiciária internacio­nal numa lógica de aprofundam­ento da eficácia e da garantia da justiça criminal, sobretudo na prevenção e combate à corrupção, branqueame­nto de capitais.

 ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Francisco Queiroz orienta o encontro de hoje
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Francisco Queiroz orienta o encontro de hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola